
Lisboa recebeu no fim-de-semana o Campeonato Nacional de Ciclocrosse 2026, que tiveram o Team Relay como novidade desta edição. No domingo teve lugar a disputa dos títulos nacionais
Leia também Thiago Silva num casamento perfeito: "Joga imenso sem sujar a roupa"
Rafael Sousa (Feira dos Sofás-Boavista) e Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) renovaram os títulos de campeões nacionais, no domingo, no Parque da Bela Vista, em Lisboa. O traçado, com 2,5 quilómetros, teve subidas explosivas, zonas de areia, obstáculos artificiais e descidas técnicas, sendo o palco de um grande espetáculo organizado pela LX Cycling e pelo Grupo Recreativo Janz, com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo de Lisboa.
Na elite masculina, Rafael Sousa foi quem se destacou, ao concluir em 59m32s, menos 03m02s que Vítor Santos, segundo, e menos 03m21s que Bruno Nunes, que completou o pódio. O atleta recém-contratado pelo Feira dos Sofá-Boavista renovou o título conquistado em 2025.Mesmo com concorrência à altura, também na elite feminina Beatriz Guerra demonstrou que 2025 não foi um acaso, renovando o título, após completar o percurso em 53m51s, menos 11 segundos que Ana Caramelo (Matos Mobility-Flexaco-Ihs), segunda. O pódio ficou completo com Leandra Gomes (SAERTEX Portugal / CRIAZinvent), a 01m32s.
Nas categorias jovens, Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube) e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) celebraram o título nacional em Sub-23, João Vigário (DOMARSA/Santa Cruz/Bicicastro) e Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB Team) em Sub-19 e José Gomes (LANDEIRO | MATINADOS MATIAS&ARAÚJO) e Inês Fonseca (TRIUMTERMICA/AGUIAS DE ALPIARÇA) em sub-17.
Quanto ao primeiro dia do Nacional de Ciclocrosse 2026, esse foi dedicado à estreia da prova de Team Relay (estafetas mistas), que coroou a equipa da Triumtérmica/Águias de Alpiarça, composta por Pedro Galvão, Bárbara Cunha, Inês Fonseca e Duarte Galvão. Cada atleta teve de cumprir uma volta ao percurso antes de passar o testemunho.

