Ronaldo inspira João Almeida: "Veio do nada e trabalhou muito. Espero um dia conhecê-lo"

João Almeida (Créditos: EPA)
Ciclista português falou dos seus ídolos em entrevista
João Almeida vai participar na próxima edição do Giro de Itália, de 8 a 31 de maio, com a intenção de finalmente conquistar a prova. Em entrevista à La Gazzetta Dello Sport, o ciclista português da UAE antevê a participação no Giro, assim como fala dos ídolos e inspiração Chris Froome, Rui Costa e Cristiano Ronaldo.
O ponto de partida foi o Giro de 2020, quando João Almeida percebeu o seu verdadeiro potencial e começou a apontar a grandes conquistas: "Foi uma experiência decisiva para mim. Eu era jovem, tinha muito a aprender, e aquelas três semanas foram uma bela jornada de formação. O objetivo no Giro'2026 será ganhá-lo, e farei tudo o que puder para que isso se torne realidade. Na Vuelta, há alguns meses, não houve uma grande diferença com Vingegaard. Ele vinha do Tour e provavelmente não estava no seu melhor... Mas eu também não estava. Tenho melhorado todos os anos e tenho a sensação de que isso também pode acontecer em 2026. Digo isto com realismo. Sempre fui desportista, desde pequeno. Experimentei futebol, natação, mas desde que me lembro... andava de bicicleta. Todos os dias. A bicicleta sempre esteve presente. Experimentei a BTT, gostei, mas depois percebi que era feito para o ciclismo de estrada."
João Almeida recordou quando tinha de pedalar no escuro, ainda em criança: "Acontecia, e com frequência, quando ia para a escola. Treinava depois das aulas e depois de estudar. Terminava às 19h30, comia algo rapidamente e depois pedalava até às 21h30-22h. Obviamente, tinha luz e tudo o que era necessário na bicicleta. Embora... De vez em quando, acontecia que a luz não funcionava e eu voltava para casa sem ela. Perigoso, sim, mas foi o que me aconteceu."
Quantos aos ídolos e inspiração, Ronaldo tem lugar de destaque: "Chris Froome, em primeiro lugar. E depois o meu compatriota Rui Costa, que em 2013, quando eu era adolescente, se tornou campeão mundial em Florença. Ronaldo uma inspiração? Porque ele veio do nada e trabalhou muito para se realizar. Além disso, ele expressa grandes valores. E pode ser considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Ele sempre será o número um para mim: nunca o conheci até agora, espero que isso aconteça um dia."

