Júri de 18 jornalistas, que inclui O JOGO, fez escolhas entre quatro categorias distintas e preços de 17 a quase 55 mil euros. Consumos baixos, ajudas à condução e conforto que vai a detalhes inéditos são talvez as únicas características comuns entre os sete melhores dos 15 modelos a concurso, pois na final só falta mesmo um familiar
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Três carrinhas, dois crossover, um citadino e um ecológico formam o grupo de sete finalistas do Essilor Carro do Ano"2017, apurados após a primeira votação do júri de 18 jornalistas, entre os quais se encontra O JOGO. Entre as várias classes que este ano concorreram, só não passaram familiares à final, um pouco de acordo com as preferências atuais do público. Aliás, a seleção dos finalistas passou, sobretudo, pelo "gosto" dos jurados, uma vez que nesta fase não foram apreciadas as votações nos 29 itens de avaliação estabelecidos pela organização e que serão utilizados na última eleição.
Tendo concorrido 15 modelos a Carro do Ano, os oito que não atingiram a final estão ainda a concurso no Troféu Volante de Cristal, que irá eleger o melhor de cada segmento e que possui alguns candidatos que nem sequer entraram na votação principal (ver ao lado).
Quanto aos finalistas, vão ser votados modelos tão diferentes como o utilitário Citroën C3, os novos crossover de Peugeot e Seat, um híbrido como o Hyundai IONIQ e as carrinhas que são fortes apostas de Kia, Renault e Volvo, já muito distintas entre si e, portanto, a tornarem ainda mais heterogéneo um lote que não deixa adivinhar favoritos. Em comum, todos possuem o carácter inovador, seja no design ou nas motorizações - os baixos consumos tornaram-se regra -, e dão passos em frente nas ajudas à condução e no conforto. Se os automóveis que andam sozinhos ainda não estão a concurso, ter bancos que dão massagens ou ecrãs para ver fotos ou filmes são opções que alguns já oferecem.