Carlos Sainz distinguido com o prémio Princesa das Astúrias para o desporto
No início de maio, Sainz, de 58 anos, foi eleito o maior piloto da história dos mundiais de ralis, numa votação promovida pelo site oficial da competição
Corpo do artigo
O espanhol Carlos Sainz, bicampeão mundial de ralis e vencedor de três edição do Dakar, foi esta terça-feira distinguido com o prémio Princesa das Astúrias para o desporto.
O galardão foi atribuído ao espanhol pela sua "excecional" trajetória durante três décadas, qualificada de "brilhante, diversificada e inovadora".
Carlos Sainz, campeão do Mundo de ralis em 1990 e 1992 como piloto oficial da Toyota, tornou-se este ano o piloto mais velho a vencer o rali Dakar, com 57 anos, depois de já ter vencido a mítica prova de todo-o-terreno em 2010 e 2018.
O "carismático" piloto espanhol sempre demonstrou um grande espírito de "superação e competição" a que se junta ao "esforço, disciplina e solidariedade", o que também se refletiu no seu constante apoio aos jovens pilotos ao longo da sua "longa e bem-sucedida vida desportiva", sublinha ainda o jurado.
Além dos dois títulos de campeão mundial de ralis, Sainz, que sucede no palmarés do prémio à esquiadora norte-americana Lindsey Vonn, foi vice-campeão em quatro ocasiões e soma 26 vitórias, num total de 97 presenças no pódio, em provas do campeonato do mundo.
No início de maio, Sainz, de 58 anos, foi eleito o maior piloto da história dos mundiais de ralis, numa votação promovida pelo site oficial da competição (www.wrc.com), arrecadando 57,28% dos votos contra os 42,72% do francês Sébastien Loeb.
Carlos Sainz, pai do piloto de Fórmula 1 Carlos Sainz Jr., foi campeão espanhol de squash aos 16 anos.
Este é o quinto dos oito Prémios Princesa das Astúrias anunciados este ano, depois de o da Concórdia ter sido atribuído aos profissionais espanhóis de saúde, o das Artes aos compositores Ennio Morricone e John Williams, o da Comunicação e Humanidades à Feira de Guadalajara e ao Festival Hayaos e o das Ciências Sociais ao economista turco Dani Rodrik.