
FC Porto venceu em Valongo
Pedro Granadeiro
Celebrou uma goleada no "San Siro" (1-5), obtendo o quarto triunfo seguido e primeiro fora
Leia também Rúben Amorim aceita críticas de ex-jogadores: "Não estou a ser bom o suficiente"
Paulo Freitas pedira tempo e parece finalmente estar a mostrar resultados, tendo obtido um dos mais importantes para uma equipa que tem feito uma carreira animadora na Europa (liderança da Liga dos Campeões, com vitórias em todos os três jogos), mas preocupante no Campeonato Placard, que vai na nona jornada. Em Valongo, e apesar de o temido "San Siro" estar pouco intimidante esta época - a equipa de Raul Meca ainda não venceu em casa -, o campeão nacional passou com um 1-5 de vários significados. Foi o primeiro triunfo fora para o campeonato, o quarto seguido da época - série inédita - e o mais desequilibrado.
Tendo os mesmos dez jogadores que bateram o francês Saint-Omer, os dragões adiantaram-se aos 12 minutos, com um tiro frontal de Carlo Di Benedetto, fazendo o 0-2 quatro minutos depois, por Gonçalo Alves, aproveitando um momento em que jogavam em power-play. Mas a possível tranquilidade do bicampeão nacional durou pouco, pois Gabriel Azevedo reduziu mal o Valongo recuperou os cinco jogadores.
Os azuis e brancos iriam ter realmente um início de noite descansado, mas porque Hélder Nunes assistiu Di Benedetto aos cinco minutos do segundo tempo, em contra-ataque, para Gonçalo Alves também bisar, segundos depois. As investidas do Valongo em nada resultaram - Xavi Málian ainda defendeu uma grande penalidade de Franco Pósito - e Hélder Nunes, a passe de Rafa, fez o 1-5, a sete minutos do final.
O FC Porto continua em quinto, pois todos os da frente venceram, e vai fechar o ano recebendo a Sanjoanense e pensando aproximar-se mais de Braga ou Barcelos, que se defrontam. O Valongo desceu a 9.º e tem mesmo de acabar... com a malapata em casa.

