Pol Valera ruma aos dragões em 2025/26
Corpo do artigo
Pol Valera, andebolista de 26 anos, é reforço do FC Porto para a próxima temporada, informaram os dragões esta quinta-feira. O espanhol cumpre a terceira temporada no Barcelona, depois de despontar no Granollers, e tem um currículo que impõe respeito: duas ligas espanholas, três Taças da Liga, uma Taça de Espanha e uma Liga dos Campeões, erguida em Colónia no verão passado.
"Escolha habitual nas seleções jovens do país vizinho, o catalão foi convocado pela primeira vez por Jordi Ribera em junho de 2022 para os Jogos Mediterrânicos, prova que a equipa espanhola venceu ao bater o Egito na final. Em 2023 esteve de novo entre os eleitos para o Mundial em que os espanhóis só caíram nas meias-finais frente à campeã Dinamarca e para a Taça da Europa, competição que terminou a subir ao pódio. Além do poder e facilidade de remate, o segundo reforço do FC Porto para 2025/26 destaca-se pela visão de jogo, principalmente no que às combinações com os pivôs diz respeito, e pelo valioso desempenho em ações de um contra um", descreve o FC Porto no site oficial.
Pol Valera junta-se a Linus Persson nos reforços assegurados para 2025/26.
Declarações
FC Porto: "Estou muito motivado. Tenho vontade de sair de casa e da minha zona de conforto, e ir para um clube como o FC Porto e para um país como Portugal, dos quais tenho boas referências e me disseram coisas tão boas, motiva-me muito. Tenho muita vontade de começar e dar o meu máximo. Quando soube do interesse do FC Porto, fiquei muito feliz. O Magnus Andersson ligou-me, falou-me do projeto e do papel que terei na equipa. Desde o primeiro momento que nos entendemos e gosto do tipo de jogo que o FC Porto faz. Foi claro para mim que queria ir para o FC Porto."
Posição: "Sempre joguei como central ou como lateral esquerdo. Um primeira linha tem que saber jogar em todas as posições. Como pontos fortes, gosto do jogo em equipa, em que todos possam tirar o máximo de si próprios e ajudar os colegas. Que seja um jogo com uma rápida circulação de bola e divertido de se ver. O importante é que a equipa funcione."
Barcelona: "São três anos no Barcelona, um clube que me deu muitíssimo. Estou muito grato, pude treinar com os melhores do mundo, ver o seu dia a dia, o que fazem para melhorar e como trabalham. Isso é muito importante, tal como jogar a Liga dos Campeões, a Liga Asobal, etc. Ajuda um jogador a evoluir. O último ano foi complicado, tive uma lesão num joelho, mas isto tornou-me mais forte e estou motivado para chegar ao FC Porto e mostrar que sou um jogador que ainda pode dar muito."
Conversas com Luís Frade: "Falei com ele, é um grande amigo. Falou-me muito bem do clube, da cidade, dos adeptos e dos jogadores. Com palavras tão bonitas, ajudou-me muito a decidir ir para o FC Porto. Estou muito contente com a decisão que tomei e estou ansioso por começar."
Amizade com Mamadou Diocou: "Conheço o Mamadou Diocou, com quem joguei nas seleções jovens espanholas. Tenho uma boa relação com ele, já falei com ele e já me explicou como funciona tudo. Falou-me bem de tudo, dos companheiros, do corpo técnico, do clube, dos adeptos e da cidade, que só visitei uma vez. Tudo o que me disse dá-me ainda mais vontade de ir e desfrutar. A verdade é que toda a gente me fala bem do Porto."
Ambição: "É uma equipa muito lutadora e muito competitiva. É difícil de analisar, pois fazem muitas coisas, têm muita variabilidade no ataque. Isso para mim é muito interessante. No Dragão Arena costumam fazer grandes resultados com o apoio dos adeptos. Tenho muita vontade de ser um deles. A nível pessoal, quero ajudar a equipa em tudo o que puder. Quero poder adaptar-me o mais rápido possível à equipa e poder ajudar com tudo o que precisar. A nível coletivo, queremos ganhar o máximo de títulos. Quero ajudar a ganhar o campeonato e também a Taça de Portugal, além de chegarmos o mais longe possível nas competições europeias. São os objetivos que tenho por agora, mas quero adaptar-me rapidamente à equipa e àquilo que o treinador me pedir."
Mensagem para os adeptos: "Estou muito orgulhoso e muito motivado para jogar no FC Porto, um clube tão histórico. Vou dar o meu máximo todos os dias e tentar ser um jogador que os adeptos recordem durante muito tempo."