Budapeste admite retirar candidatura aos Jogos de 2024 em caso de referendo
Informação revelada pelo presidente da Câmara de Budapeste
Corpo do artigo
O presidente da Câmara de Budapeste admitiu esta sexta-feira retirar a candidatura aos Jogos Olímpicos de 2024, caso venha a existir um referendo em relação a essa matéria, o que tem vindo a ser proposto por ativista.
"Se houver um número suficientes de cidadãos de Budapeste a assinarem favoravelmente um referendo, então considerarei fortemente que a candidatura deva ser retirada", referiu o presidente da câmara de Budapeste, Istvan Tarlos.
Os opositores à organização de Budapeste, que concorre para receber os Jogos juntamente com Los Angeles e Paris, já anunciaram terem mais de o dobro dos subscritores necessários para a realização de um referendo.
O 'momentum', um movimento não partidário, disse ter apresentado assinaturas de 266.151 pessoas, número muito acima das 138.000 necessárias.
O responsável do movimento, Andras Fekete-Gyor, já salientou também que as autoridades serão "cobardes" caso retirem a candidatura sem que se realize o referendo.
A escolha da cidade organizadora dos Jogos Olímpicos de 2024 acontecerá em setembro e no decorrer desta semana surgiu a ideia de que o COI poderá vir a adotar uma dupla votação, pensando não só em 2024, mas também em 2028.