Basquetebol: FC Porto afasta nova falta de comparência após contactos com federação
FC Porto e federação emitiram um comunicado conjunto esta segunda-feira.
Corpo do artigo
O FC Porto e a Federação Portuguesa de Basquetebol emitiram esta segunda-feira um comunicado, dando conta que o clube azul e branco "revoga a sua decisão de não participar em jogos para os quais o Conselho de Arbitragem nomeie algum dos árbitros que lhe mereceram protesto."
Esta decisão surge, segundo é mencionado no documento, na sequência dos contactos mantidos entre as partes e depois de o FC Porto ter faltado a duas partidas desta época: com Ovarense e Oliveirense. Caso registasse uma terceira falta de comparência, seria excluído do campeonato.
Em causa estava, recorde-se, o facto de terem sido nomeados os árbitros Paulo Marques e Fernando Rocha (ambos da AB Porto), dois dos juizes do célebre Sporting-FC Porto (86-85), da época passada, que ditou o título de campeão para os leões.
Eis o comunicado na íntegra:
"A Federação Portuguesa de Basquetebol e o FC Porto analisaram em conjunto a situação decorrente da não comparência do FC Porto a dois dos jogos da Liga Betclic. Foi consensual a conclusão de que desta situação resultam elevados prejuízos para o prestígio da modalidade.
No decurso destes contactos, a Federação Portuguesa de Basquetebol manifestou o seu compromisso de intensificar as ações e projetos tendentes à melhoria contínua da qualidade da arbitragem nacional, de entre os quais se salienta:
i. A divulgação pública das avaliações e classificações dos juízes;
ii. A prestação de informação atempada sobre os árbitros escolhidos para pontos altos e fases decisivas da competição;
iii. A dinamização do grupo de trabalho criado para análise de situações de jogo relacionadas com a arbitragem;
iv. Os estudos para a implementação de meios tecnológicos necessários para a comunicação entre os elementos da equipa de arbitragem, permitindo o seu registo.
Neste sentido, o FC Porto revoga a sua decisão de não participar em jogos para os quais o Conselho de Arbitragem nomeie algum dos árbitros que lhe mereceram protesto."