A seleção nacional de basquetebol em cadeira de rodas assegurou esta tarde o apuramento para a final do Campeonato da Europa - Divisão C e a subida à Divisão B, algo que já procurava desde 2016. No jogo da meia-final, a equipa das Quinas bateu a Bulgária por 56-49.
Corpo do artigo
Portugal continua em alto nível no Europeu C de basquetebol em cadeira de rodas. Esta sexta-feira, a seleção orientada por Óscar Trigo bateu a Bulgária por 54-49 e não só garantiu a presença na final como a promoção à divisão B. Um objetivo que era perseguido desde 2016, data da última presença no referido patamar.
Na Bósnia, Pedro Bártolo foi o melhor marcador, com 20 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências. Luís Domingos também se destacou com 15 pontos, 6 ressaltos e 8 assistências.
Óscar Trigo: "Tínhamos claro que a Bulgária era uma das equipas mais completas da competição. O seu jogo é muito sólido, mas tínhamos bem presente todo o trabalho que fizemos na preparação e sabíamos que a defesa ia ser a chave para chegarmos ao objetivo que era vencer este jogo. Estou feliz pelo que esta subida representa para o basquetebol em cadeira de rodas português. Estávamos a jogar por algo maior que o resultado, por um sonho. É fantástico."
Pedro Bártolo: "Tínhamos a lição bem estudada, mas acho que entrámos muito nervosos, também por sabermos que éramos favoritos e melhores. Sabíamos que do outro lado tínhamos uma equipa muito alta, coisa que ainda não tínhamos encontrado até agora na Divisão C. Espero agora que o BCR nacional possa crescer de uma forma mais sustentável, com mais apoios e condições, maior captação de atletas, porque a missão que para o ano vamos encontrar na Divisão B vai ser muito mais árdua. Queremos aproveitar e amanhã conquistar o 'caneco' para Portugal."
Na final, este sábado, Portugal vai defrontar a Chéquia.