O Programa de Patrocínio a Atletas de Alta Competição tem o objetivo de promover as condições ideais para a afirmação nacional e internacional de atletas, através da participação em competições nacionais e internacionais e a representação de Portugal nos Jogos Olímpicos.
Corpo do artigo
Pelo segundo ano consecutivo, o Município do Porto renovou o compromisso financeiro com os atletas de alto rendimento e potencial desportivo, aumentando o valor em 2024.
O montante duplicou, passando de para 201mil e 500 euros. O número de atletas abrangido passa a ser de 56, representando diversas modalidades, desporto feminino e adaptado.
Destaca-se também o apoio a novas modalidades como motonáutica, jiu-jitsu, golfe, teqball, boxe e xadrez.
Na cerimónia de entrega do Programa de Patrocínio a Atletas de Alta Competição, promovido pela Câmara do Porto através da empresa municipal Ágora, o presidente da autarquia, Rui Moreira, comprometeu-se a continuar a superar as dificuldades financeiras enfrentadas por muitos atletas em Portugal.
“É frequente em Portugal perderem-se vocações, oportunidades e potencial por falta de dinheiro. Mas não tem de ser assim. Não temos de nos render a esta espécie de fatalidade do desporto nacional, sempre à mingua de financiamento”, disse.
Este projeto tem o objetivo de promover as condições ideais para a afirmação nacional e internacional destes atletas, com a participação em competições nacionais e internacionais e a representação de Portugal nos Jogos Olímpicos.