Atleta do Sporting lançou a 19,27 metros durante a "Guerra dos Sexos", em Leiria, conseguindo a melhor marca mundial desta época
Corpo do artigo
Auriol Dongmo não pára de surpreender e lançou esta quarta-feira o peso a 19,27 metros, superando um recorde nacional que já havia melhorado no passado fim de semana. Desta vez, no entanto, ficou ainda com a melhor marca mundial da época.
Foi em Leiria, durante a competição de lançamento do peso que a Federação Portuguesa de Atletismo batizou como "Guerra dos Sexos" - são quatro homens contra quatro mulheres - que a atleta do Sporting, ao segundo ensaio, atingiu os 18,90 metros, superando pela primeira vez o recorde.
Depois, no sexto e último ensaio, confirmou a vitória no concurso com excecionais 19,27 metros, uma marca já de elevado nível internacional.
O anterior recorde nacional, batido há dias no Centro Nacional de Lançamentos, em Leiria, era de 18,82m, muito acima dos 18,37m que Auriol havia conseguido em janeiro passado.
Com esta marca, a leoa, que já era a terceira mundial do ano, superou largamente as canadianas Brittany Crew (18,88m) e Sarah Miton (18,84 m) e passou a liderar as listas internacionais, que no quarto lugar têm a campeoníssima neozelandesa Valerie Adams (18,81 m).