Iniciativa visa preparar a vida dos atletas, pós-competição
Corpo do artigo
A Comissão de Atletas Olímpicos lançou hoje um repto a desportistas de todas as idades para prepararem a vida pós-competição, uma iniciativa que o ex-nadador Nuno Laurentino acredita ser importante para acautelar o futuro.
"A importância que tem é abrir um bocadinho a consciência deles para a questão do futuro. É muito fácil um atleta de alto rendimento e que está a lutar por objetivos não acautelar a outra parte e aqui o que nós pretendemos é alertá-los para essa situação, incentivá-los a terem um plano alternativo", explicou Nuno Laurentino à agência Lusa, sobre o workshop "Prepara o Teu Futuro".
O antigo nadador olímpico e atual assessor do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que foi um dos pioneiros no Athlete Career Programme (ACP) em Portugal, considerou que é fundamental que cada um dos atletas se questione sobre o que pode acontecer caso tenham, por exemplo, uma lesão grave.
"E essa atitude em si vai dar-lhes mais estabilidade na carreira, mais proteção. Sobretudo na fase final, mas também neste momento. Abre-lhes perspetivas", concluiu.
Também o judoca Sergiu Oleinic, que competiu no Rio2016 na categoria -66 kg, salientou que é muito importante que os atletas não estejam ligados só ao desporto, porque pode haver lesões que interrompam as suas carreiras.
"E os atletas acabam depois por ficar com depressões e muitos pensamentos negativos quando não têm nada para fazer além do desporto", completou.