As fortunas de Kobe Bryant: dos contratos aos investimentos, passando pelo "Mamba Day"
"Daqui a 20 anos, o seu legado será no basquetebol ou nos investimentos?", perguntou a CNBC a Kobe, em 2016. A resposta foi "investimentos" e estava certa. Ele era uma máquina de fazer dinheiro.
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Segundo a CNN, Kobe Bryant era o mais fiel seguidor de Earvin "Magic" Johnson enquanto ex-atleta bem sucedido no mundo dos negócios.
Tendo acumulado uma fortuna estimada pela "Forbes" em 680 milhões de dólares (617 milhões de euros) enquanto jogador dos LA Lakers, celebrizou-se depois da retirada pelo Óscar ganho em 2018, para melhor curta metragem de animação, mas as suas maiores vitórias estavam nos investimentos, estimados em 1800 milhões de euros pela CNN. Em apenas quatro anos, fez-se bilionário!
Aos 21 anos, Bryant já estava na capa da Forbes, pois um contrato de seis anos com os LA Lakers e acordos de patrocínios com Adidas, Mattel, Sprite, Spalding e Giorgio Armani valiam-lhe 71 milhões. Era um primeiro sinal. Aguentando bem o abalo de uma acusação de violação, em 2003 - a McDonalds e a Nutella deixaram-no, mas a Nike, que assinara um acordo de 40 milhões, apoiou-o -, começou a preparar o futuro quando ainda jogava. Em 2013, ao juntar-se a Jeff Stibel para fundar a "Bryant Stibel", passava a ter um verdadeiro braço empresarial.
Logo no seu primeiro investimento provou o olho para o negócio: ao adquirir mais de 10 por cento do capital da bebida desportiva Body Armor, transformaria os cinco milhões aplicados em 200 milhões quando a Coca-Cola entrou no capital, em 2018. Se essa foi uma aposta só de Kobe, a Bryant Stibel anuncia atualmente mais de dez grandes êxitos, incluindo o dinheiro aplicado na Dell, na multinacional chinesa Alibaba e na Epic Games, criadora do jogo Fortnite. Entretanto também fundou a Granity Studios, que lançou o seu livro e produziu o "Dear Basketball", curta metragem de animação que lhe valeu um Óscar.
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Como ganhar 16 milhões de euros num dia
Conhecido como Black Mamba, Kobe sempre explorou essa designação em parceria com a Nike. Em 2017, criou a Mamba League, dando acesso ao desporto a centenas de jovens, e acrescentou-lhe a Mamba Sports Academy, onde treinam atletas de várias modalidades. Mas a filantropia também surge associada ao negócio.
O "Mamba Day", a 24 de agosto, é assinalado pela Nike lançando sapatilhas em séries limitadas, que já chegaram a render a Kobe 16 milhões num só dia. Na China, onde é muito popular, os seus produtos exclusivos são um êxito que até ao conflito do país com a NBA resistiram.