
Arrancou o primeiro Mundial de futsal feminino
FIFA
As duas seleções entraram na prova com goleadas
Leia também Rúben Amorim: "Conhecendo a nossa história, nunca se sabe quando é um jogo difícil"
Argentina e Polónia abriram o primeiro Mundial de futsal feminino da história com goleadas no Grupo A, com as sul-americanas a baterem Marrocos e as europeias a seleção da casa, as Filipinas.
Em dois jogos de sentido único e sem história, ambos disputados na PhilSports Arena, em Pasig, na região metropolitana de Manila, a Argentina foi a primeira a vencer, num jogo com seis marcadoras diferentes. Com um resultado final de 6-0, as "albicelestes" marcaram por Ana Ontiveros (15 minutos), Agostina Chiesa (16'), Mailen Romero (17'), Luciana Nata (18'), Lara Villalba (21') e Júlia Dupuy (29').
No segundo jogo do dia, a Polónia imitou o marcador argentino e não deu hipótese à seleção da casa, com meia dúzia de golos de Júlia Basta (7' e 24'), Natália Matuszweska (19'), Julia Szostak (23'), um autogolo de Lanie Ortillo (26') e Klaudia Dyminska (30').
Os dois resultados deixam Argentina e Polónia igualadas na frente do Grupo A, sendo que na segunda jornada, na segunda-feira, haverá confronto entre as duas seleções, enquanto Filipinas e Marrocos se defrontam à procura de uma primeira vitória.
No primeiro Mundial de futsal feminino, que tem Brasil e Espanha, líderes do ranking mundial, como grandes favoritas, Portugal surge em terceiro, numa competição em que é o principal candidato no Grupo C.
A seleção lusa, finalista dos Europeus em 2019 e 2022 e semifinalista em 2023 e treinada por Luís Conceição, estreia-se no domingo, diante da Tanzânia, num grupo em que tem ainda como adversárias o Japão (26 de novembro) e a Nova Zelândia (29).
Em prova neste Mundial estão 16 seleções, na disputa por duas vagas em cada um dos quatro grupos para os quartos de final.

