Portugal defronta os Países Baixos a partir das 14h30 desta terça-feira, numa partida da última jornada do main round do Europeu de andebol.
Corpo do artigo
Mais uma defesa de Diogo Rêma, mas a bola sobre para os Países Baixos e outra de Rêma: 16-14. Rêma está incrível
Seleção Nacional tem de esperar pelo Eslovénia-Dinamarca, em que os tricampeões do Mundo são amplamente favoritos, para conhecer o seu destino. Caso os nórdicos ganhem, Portugal fica em terceiro do grupo, entra no pré-olímpico e vai disputar o quinto lugar.
Kiko Costa sofre falta clara para livre de sete metros, os árbitros vão ao "VAR", mas nem assim a confirmam e a Seleção Nacional empata a 33 golos. Com 15 defesas e 37% de eficácia, Diogo Rêma foi eleito o homem do jogo.
Marcaram os neerlandeses muito em cima do final do jogo. Havia livre de sete metros de Kiko, árbitros foram ver na tv e nem assim marcaram. Assinalaram falta de nove metros e Portugal empata a 33 golos. Diogo Rêma é eleito o MVP da partida, com 15 defesas e 37% de eficácia. Portugal aguarda o Eslovénia-Dinamarca para saber o futuro.
Lendário sueco Staffan Olsson pára a partida. Faltam 36 segundos.
Frade permite a defesa do guarda-redes dos neerlandeses.
Golo dos Países Baixos e Paulo Jorge Pereira mete time-out. Selecionador diz "vamos marcar golo" e a seguir pede para defender o central. "Vamos marcar golo" é a frase.
Marca Kiko Costa e Portugal vence por dois: 31-33.
Grande defesa de Gustavo Capdeville. Fantástico movimento. Portugal perde ataque e marca a Holanda: 31-32.
Jogo parado para que venha nova bola.
Luc steins faz um mau passe, coisa rara e Portugal está de novo no ataque e marca Miguel Martins. 32-30 para Portugal.
Marca Martim Costa (nove golos) e de novo os Heróis do mar no comando.
Marca Portugal e marcam os neerlandeses; 30-30. Exclusão para os neerlandeses
Ten Velde empata de livre de sete metros: 29-29.
Marcam os neerlandeses, já com Capdeville na baliza, mas Miguel Martins empata a 28. A seguir atacante aos Países Baixos e, finalmente, Portugal à frente pela primeira vez: 28-29, marcou Pedro Portela, acabado de entrar.
Kiko Costa marca e novo empate: 27-27.
Ravensbergen defende de Kiko Costa e evita que Portugal passe para a frente pela primeira vez. A seguir, o irmão Martim Costa atira com estrondo ao poste. Depois marcam os neerlandeses: 27-26. Nota-se alguns cansaço nos jogadores de ambas as equipas.
Frade empata de novo: 26-26
Países Baixos marcam e Luís Frade empata (25-25).
Luís Frade marca, Portugal empata a 23, e Staffan Olsson pára a partida.
Golo dos Países Baixos, mas Martim volta a faturar: 24-23
Bem a defesa de Portugal a provocar o erro ao adversário e marca Martim Costa (já vai em seis) e Portugal volta a estar a um bola: 23-22.
Areia permite a defesa do guarda-redes Ravensbergen.
Marcam os Países Baixos e responde Kiko Costa: 23-21.
Marca Salvador Salvador de contra ataque e Portugal está a um: 21-20.
Martim marca e parece estar a subir de rendimento: 21-19
Novo golos dos Países Baixos (21-18) e a seguir exclusão a um nerrlandês por falta sobre Miguel Martins.
António Areia marca de livre de sete metros: 20-18.
Martim Costa marca, mas Ten Velde responde: 20-17
Mais uma defesa de Diogo Rêma, mas Portugal perde a posse de bola.
Kiko Costa atira ao poste e Ten Velde marca no contra ataque: 19-16.
14.ª defesa de Diogo Rêma...
Marca Luís Frade, a passe de Miguel Martins, que entrou para esta segunda parte.
Marcam os neerlandeses
Recomeça a segunda parte
No ataque, desta vez, mas para já, Martim Costa está eficaz, tem três golos em nove remates. Pelo contrário, António Areia soma seis em sete, e Luís Frade três em três. Portugal precisa melhorar os índices de aproveitamento na hora de atirar à baliza
Na primeira parte Diogo Rêma, com 13 defesas e 45% de eficácia, está a salvar a Seleção Nacional, que não tem estado bem no ataque. Refira-se que, a este mais elevado nível, eficácias à volta dos 30% dos guarda-redes são consideradas muito boas. Atuação brilhante do guardião do FC Porto de... 19 anos
Chega o intervalo e Portugal está atrás no marcador: 17-15
Marcam os Países Baixos e chega o intervalo
António Areia, de livre de sete metros, marca. Mas a bola toca na cabeça de Bart Ravensbergen e os árbitros foram ver as imagens e dão golo a Portugal: 16-15.
Marca Martim Costa, mas os Países Baixos respondem e, logo de seguida, marca António Areia. Mas outro golo dos neerlandeses e a seguir outro de Martim, com nova resposta: 16-14
A Seleção Nacional de andebol joga esta tarde, a partir das 14h30, frente aos Países Baixos, para a quarta e última jornada do Grupo II do Main Round do Campeonato da Europa. Caso vença, a equipa de Paulo Jorge Pereira garante vaga nas finais de Colónia, para disputar o quinto lugar (sexta-feira), classificação que, a ser conseguida, superará a melhor anterior, a sexta posição de 2020.
Recomeça o encontro e golo dos neerlandeses: 13-11
O que dizer? Rêma faz mais uma defesa e espetacular. Que exibição espantosa do guarda-redes do FC Porto. No ataque, Salvador falha e agora time out pedido por Staffan Olsson
Após mais duas paradas de Rêma, com a bola a sobrar para os neerlandeses, estes marcam e vencem 12-11.
Em lance de contra-ataque António Areia empata a 11 golos.
Cavalcanti falha a receção, mas Diogo Réma, de novo, salvam defendendo remate da ponta.
Marcam os neeerlandeses e vencem 11-10
Fábio Silva, pivô do Avanca – que substituiu Daymaro Salina, que se lesionou – marca e faz o empate a 10 para Portugal. Os Países Baixos rematam para fora e a Seleção Nacional de novo no ataque, com Kiko Costa também a rematar por alta. Logo a seguir... Rêma. Inacreditável a exibição do guarda-redes português.
António Areia marca de livre de sete metros e Portugal reduz para 10-9 e boa defesa de Rêma, é a sexta defesa num quarto de hora.
Marcam os neerlandeses de livre de sete metros com Capdeville na baliza
Rutger marca e Rui Silva responde: 7-7
Luís Frade marca, mas os neerlandeses respondem e, logo a seguir Martim faz o 6-6. Jogo veloz em Hamburgo
De livre de sete metros António Areia reduz para 5-4 e, logo a seguir, mais uma belíssima defesa de Rêma. Fabuloso o guarda-redes do FC Porto.
Paulo Jorge Pereira mete time out e pede para fechar os laterais. Países Baixos gaanham 5-3
Primeira exclusão do jogo para Salvador Salvador
Golo de Schagen e António Areia responde bem de livre de sete metros: 4-3 para os neerlandeses.
Países Baixos marcam, Portugal perde a bola, mas outra fantástica parada de Diogo Rêma. Está muito bem o guarda-redes da Seleção Nacional
Espetáculo: Diogo Rêma faz duas defesas seguidas.
Luc Steins empata para os os Pasíses Baixos
2-2.
Siga o Países Baixos-Portugal.
Indo a Colónia jogar pelo quinto lugar, Portugal ficará com o apuramento para o torneio de qualificação olímpica garantido. Nele vão entrar duas equipas apuradas por este Europeu, sendo, nesse caso, a portuguesa a melhor do Grupo II. Ontem, a vitória da Islândia sobre a Croácia já deixou esta eliminada, restando duas equipas do Grupo I na luta, a islandesa e a Áustria, que se vão defrontar amanhã, na última jornada. Isto significa que só uma delas poderá ir às finais de Colónia, existindo até a possibilidade de ficarem ambas de fora, se atrás da França, já vencedora do grupo, continuarem Alemanha e Hungria.
Quanto ao torneio pré-olímpico, apenas se sabe que a Seleção entrará no segundo ou no terceiro. Depende da posição que ocupar no Europeu, sendo que Suécia, Alemanha e Egito ainda podem passar diretos aos Jogos de Paris, caso se sagrem campeões continentais (ou fiquem atrás de Dinamarca e França, no caso dos europeus), abrindo nesse caso lugares a Croácia e Eslovénia, as melhores equipas do Mundial que ainda não estão nos torneios.
“Se, antes do Europeu, nos dissessem que íamos disputar o último jogo a depender só de nós para atingir esse objetivo, acredito que tínhamos todos assinado por baixo e isso é uma grande vantagem para nós”, comentou o central Rui Silva.
“O foco é vencer os Países Baixos e depois ir para Colónia lutar pelo quinto lugar, a melhor classificação de sempre”, sublinhou também o lateral-direito Kiko Costa, tendo o ponta-direita Pedro Portela assumido: “Temos de estar orgulhosos por dependermos só de nós para irmos ao jogo do quinto posto”. “Vamos dar tudo. Vamos entrar com a mesma ambição e motivação de todos os outros jogos”, disse ainda.