
António Morgado
Sprint Cycling Agency
Portugueses da UAE Emirates estarão todos na Figueira e no Algarve e o "Bigode voador" vai estrear-se em Grandes Voltas
Leia também Média de golos: Sporting com um lugar no pódio europeu
António Morgado, de 21 anos, vai fazer a primeira metade da próxima época acompanhando João Almeida, o que significará estrear-se na Volta a Itália (8 a 31 de maio), a sua primeira "Grande", ajudando ainda Tadej Pogacar na Volta a Flandres (5 de abril), a clássica que confessa querer vencer, tendo sido quinto na estreia.
O promissor "Bigode voador" irá correr as provas do Troféu de Maiorca e em Valência, para depois se juntar a Almeida e aos irmãos Ivo e Rui Oliveira na Clássica da Figueira e na Volta ao Algarve, que terão a maioria dos portugueses do World Tour, pois Nelson Oliveira também alinhará, pela Movistar. Ivo terá mais para a frente a Romandia com Pogacar e a Vuelta com Almeida, enquanto Rui Oliveira, para já sem Grandes Voltas no programa, terá um longo calendário de clássicas, incluindo a Flandres.
"Vou à Volta a Itália para aprender e ajudar o João. É uma oportunidade que me deixa muito feliz", disse Morgado aos vários jornalistas portugueses que estiveram no estágio da UAE Emirates, em Benidorm. No Giro, a equipa líder mundial terá ainda Adam Yates como segunda aposta, Jay Vine, Jan Christen, Florian Vermeersch e Igor Arrieta, faltando indicar o oitavo homem.
Morgado, que abriu a última época com triunfos em Maiorca e na Figueira e se sagrou campeão nacional de contrarrelógio, vai passar a ser treinado por Javier Sola, o técnico que orienta Pogacar e Almeida, revelou que está a "perder peso" e quer fazer melhor do que num ano marcado por "covid e problemas de estômago", o que explica a quebra de resultados no verão.

