
João Almeida
AFP
Português não correrá a Volta a França, onde o número dois de Tadej Pogacar será o mexicano Isaac del Toro
Leia também Samu envolvido em acidente de viação na sexta-feira
A UAE Emirates vai apostar em João Almeida como líder para duas Grandes Voltas em 2026, uma novidade absoluta na carreira do caldense de 27 anos, que não irá à Volta a França do próximo ano, para poder correr Giro e Vuelta.
Depois de dois anos em que foi o principal apoio de Tadej Pogacar no Tour, o português trocará essa missão com o mexicano Isaac del Toro, pois a equipa líder mundial, numa demonstração de confiança, contará com ele para discutir o triunfo nas restantes duas grandes.
O calendário de Almeida irá repetir as primeiras provas no início do ano, Volta à Comunidade Valenciana, Clássica da Figueira, Volta ao Algarve e Paris-Nice, sendo totalmente diferente daí para a frente. Segue-se a Volta à Catalunha e um estágio de preparação para a Volta a Itália, que se inicia a 8 de maio. Após novo descanso e estágio, regressará em Burgos, a 5 de agosto, ganhando ritmo para a Volta a Espanha, que terá partida a 22 de agosto.
Tadej Pogacar terá um calendário de clássicas (Strade Bianche, Milão-Sanremo, Volta a Flandres, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne-Liège), seguindo depois para as corridas que Almeida venceu este ano, Romandia e Volta à Suíça, antes de tentar o quinto triunfo na Volta a França. Poderá ficar em aberto a possibilidade de o esloveno ainda se juntar a Almeida na Vuelta, mas tal como este ano essa decisão só será tomada após o Tour, sabendo-se que Pogacar tem como prioridade o tri no Campeonato do Mundo.
CALENDÁRIO DE JOÃO ALMEIDA
2026-02-04 Volta à Comunidade Valenciana
2026-02-14 Figueira Champions Classic
2026-02-18 Volta ao Algarve
2026-03-08 Paris-Nice
2026-03-23 Volta Ciclista à Catalunha
2026-05-08 Giro
2026-08-05 Volta a Burgos
2026-08-22 Volta a Espanha

