Angélica André foi a melhor portuguesa na terceira etapa da Taça do Mundo de águas abertas.
Corpo do artigo
Angélica André foi a melhor nadadora portuguesa na terceira etapa do Taça do Mundo de águas abertas, realizada este sábado no estuário do Sado, ao classificar-se na oitava posição de uma prova muito rápida.
A competição feminina foi dominada pelas nadadoras italianas, as quais, desde o início e numa estratégia concertada, procuraram controlar o ritmo da corrida.
A vice-campeã olímpica, a italiana Rachele Bruni, acabou por vencer a competição (01h37.26), superando a brasileira Viviane Jungblut e da equatoriana Samantha Salinas, segunda e terceira classificadas, respetivamente.
O público vibrou com a prestação de Angélica André. A nadadora do Fluvial Portuense dobrou a segunda volta na segunda posição, apenas atrás da alemã Sarah Bosslet.
Angélica André acabou por não aguentar o elevado ritmo de uma competição com um total de dez quilómetros.
Na competição masculina o sucesso acabou por sorrir ao húngaro Kristof Rasovszky, que concluiu com o tempo de 1h29.50, superando numa ponta final incrível o alemão Mob Muffels, segundo classificado. O italiano Andrea Manzi foi o terceiro posicionado.
O melhor português foi Rafael Gil, 36º classificado com o tempo de 01h37.12, enquanto Mário Bonança acabou por desistir ainda antes da conclusão da terceira volta. O estreante Diogo Marques foi desclassificado por ter cometido uma irregularidade ao contornar uma boia ainda na primeira volta.
A Federação Internacional (FINA) continua a classificar a prova de águas abertas de Setúbal como uma das melhores do circuito mundial, estando esta competição garantida até 2021.
Contas feitas, as nadadoras portuguesas Angélica André e Vânia Neves já estão qualificadas para o próximo Mundial, que decorrerá nos arredores de Budapeste (lago Balaton) entre os dias 15 e 22 de julho.
Quanto aos homens, o benfiquista Rafael Gil também está bem encaminhado para sulcar as águias do lago Balaton. Mas a sua presença, em princípio, só será confirmada pela Federação Internacional (FINA) na próxima semana.