Antigo corredor da W52-FC Porto e o ex-ciclista da Efapel acusados de uso de métodos proibidos e consumo de substâncias dopantes
Corpo do artigo
Os ciclistas Amaro Antunes e João Benta foram suspensos preventivamente pela União Ciclista Internacional, por "uso de métodos proibidos e consumo de substâncias dopantes", de acordo com a lista divulgada pelo organismo esta segunda-feira.
No caso do primeiro, esta possibilidade foi aventada desde que anunciou um ponto final na carreira, em janeiro. Amaro Antunes venceu três vezes a Volta a Portugal, ao serviço da W52-FC Porto, e tinha acordo para representar a ABTF Betão-Feirense em 2023, mas alegou perda de motivação para uma retirada "imediata".
Já Benta, que tinha contrato com a Efapel, encontra-se a fazer uma pausa na carreira alegando não ter "condições anímicas" para manter o nível dos últimos anos, depois de ter sido um dos afastados da última Volta a Portugal, devido à realização de buscas por parte da Polícia Judiciária - foi decidido que nenhum dos visados pela operação "Prova Limpa" poderia alinhar na Volta.