A equipa feminina do Algés e a masculina do Sporting conquistaram os Campeonatos Nacionais de Clubes de Natação da 1.ª Divisão, que terminaram este domingo nas Piscinas Municipais da Póvoa de Varzim.
Corpo do artigo
As nadadoras do Algés interromperam assim um ciclo de oito títulos consecutivos do FC Porto, ao passo que os 'leões' sagraram-se campeões pela sexta vez consecutiva.
Na categoria masculina, o FC Porto sofreu até fim para se manter na primeira divisão, tendo terminado na sexta posição, com 68 pontos, três acima da 'linha de água'.
Numa competição em que o mais importante é o coletivo, destaque ainda assim para os onze triunfos que os 'leões' alcançaram nestes nacionais, seis hoje e cinco no sábado, o que confirma a sua superioridade na natação masculina.
O Sporting somou 152 pontos, deixando o rival Benfica, que voltou este ano ao escalão máximo coletivo da natação, no segundo lugar, com 126 pontos. Estrelas S. J. de Brito, de Lisboa, ficou com o terceiro lugar e 84 pontos.
No primeiro dia, Alexis Santos foi a grande figura 'leonina', com duas vitórias (200 metros estilos e 200 metros livres). Hoje esse papel coube ao velocista Igor Mogne, venceu os 500 e os 100 metros livres.
Também em destaque esteve Francisco Santos, que venceu todas as provas de costas - 50, 100 e 200 metros.
As atletas do Algés também somaram onze triunfos, com Raquel Pereira e Rita Frischknecht em grande evidência. A primeira impôs-se nos 200 metros estilos e nas duas provas de bruços e a segunda dominou os 100 e 200 metros livres e os 100 metros costas. As duas ainda ajudaram a sua equipa a vencer as três estafetas.
O Benfica e o Belenenses, em femininos, e o Algés e o Belenenses, em masculinos, subiram à primeira divisão. Desceram as equipas masculinas do Colégio Monte Maior e Famalicão e as equipas femininas do Desportiva de Viana e do Galitos.