Equipa maiata venceu em casa por 29-28 e praticamente sentenciou o campeonato. O FC Porto poderá festejar terça-feira, se empatar ou vencer na Madeira.
Corpo do artigo
Um golo do jovem Gonçalo Vieira nos últimos segundos custou uma derrota ao Sporting, em Águas Santas, por 29-28, e praticamente decidiu o Campeonato Nacional de Andebol, pois ao FC Porto ficou a bastar um empate na próxima terça-feira, quando se deslocar à Madeira, para poder festejar.
Os portistas, que conquistaram hoje o terceiro lugar na Taça EHF, jogam no pavilhão do Funchal às 17h00 da próxima terça-feira, frente a um Madeira SAD que também hoje jogou a final a da Taça Challenge, perdendo na Roménia, sabendo que lhes basta um empate para serem campeões.
Caso percam, os dragões terão a seguir a visita ao Sporting, no sábado, e podem até sofrer nova derrota e ser campeões, desde que a diferença de golos seja inferior a cinco.
O jogo de hoje em Águas Santas foi equilibrado e com várias alternâncias no marcador. O Sporting chegou a ter três golos de vantagem no início do segundo tempo, mas a partir dos 42 minutos os locais não só empataram como passaram para a frente, tendo como habitualmente Pedro Cruz em destaque (10 golos).
O último minuto, e depois de Luís Frade ter empatado a 28-28, foi intenso. Cruz perdeu uma bola no ataque do Águas Santas com um passe falhado, para depois Cláudio Pedroso cometer uma falha técnica que devolveu a bola à equipa da casa e Gonçalo Vieira, num ataque rápido, fazer o 29-28 final.