A sete jornadas do fim do campeonato, o FC Porto é quarto e pela frente tem uma deslocação à Luz. O campeão teve alguns tropeções inesperados, mas Gonçalo Alves acredita que pode ser bicampeão
Corpo do artigo
O FC Porto perdeu pontos com a derrota em Alvalade e o empate em Oliveira de Azeméis, ganhando na receção ao Benfica e ao Sporting. Estas são as contas com os rivais diretos, mas pelo caminho deixou pontos em Barcelos, Braga e Viana. Gonçalo Alves, hoquista e goleado do FC Porto, analisou, em entrevista a O JOGO.
Estar a sete pontos do primeiro lugar e com sete jornadas para jogar não é o mais confortável, mas deixa tudo em aberto.
Qual é o vosso espírito? Acredita no título?
- Estamos numa situação difícil, mas neste clube não atiramos a toalha ao chão; lutamos até que não reste nada por que lutar. Até ser possível, vamos tentar tudo por tudo para vencer. O espírito desta equipa é de continuar a trabalhar.
Que adversários mais o surpreenderam?
- O HC Braga e a Sanjoanense. O Braga reforçou-se bem, tem um guarda-redes fantástico, está a fazer um campeonato interessante e, na Taça CERS [WS Europe], está bem encaminhado para a final-four. A Sanjoanense também está a fazer um campeonato muito bom; é uma equipa muito jovem, que está a criar muitas dificuldades em casa. O apoio do seu público, que enche o pavilhão a cada jogo, dá-lhe uma grande injeção de moral. Poderia também meter aqui o Barcelos, que também está a fazer uma temporada de elevado nível, com grandes jogadores e também com um público fantástico.
Revalidar o título continua a ser ambição, apesar dos sete pontos de atraso para o primeiro lugar
Como explica os dois empates com o Viana?
- No primeiro, jogar em Fânzeres não nos favoreceu, e depois vínhamos de conquistar a Supertaça e talvez tenhamos baixado um pouco a guarda. Em Viana, fizemos uma excelente primeira parte e na segunda não conseguimos fazer o nosso jogo.
E a derrota em Braga?
- Foi um dia em que as coisas não correram nada bem. Nada saía como tínhamos trabalhado e não conseguimos estar ao nosso nível. Quero apenas dizer, também, que as equipas que jogam contra nós também sabem jogar hóquei e também trabalham. Nem sempre é demérito dos que perdem. Isso não quer dizer que não tenhamos talvez mais obrigações, e aqui ninguém foge a elas. Nós perdemos em Braga, mas o Benfica também não passou lá. E, como o Benfica, também o Sporting não venceu em São João da Madeira. As equipas estão melhores a cada ano.
O FC Porto dominou o Barcelos em casa, mas no Minho não conseguiu fazer o mesmo. Porquê?
- Porque o Barcelos tem uma excelente equipa. No Dragão, as coisas saíram-nos todas bem e, em Barcelos, tudo lhes correu bem a eles. São jogos sempre muito complicados.
NÃO SAIA DE CASA E LEIA O JOGO EM E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS