"A nova data permite que a família do desporto colabore na contenção do vírus"
Jogos Paralímpicos de Tóquio passam a ser entre 24 de agosto e 5 de setembro do próximo ano
Corpo do artigo
O presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) considerou que a nova data para os Jogos Paralímpicos, adiados para 2021 devido à pandemia de covid-19, "permite aos atletas fazerem o replaneamento da preparação".
"Esta nova data [24 de agosto a 05 de setembro] permite que agora a família do desporto colabore na contenção do vírus e depois façam o replaneamento dos calendários", disse José Lourenço à agência Lusa.
O líder do CPP considerou que as novas datas, esta segunda-feira anunciadas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio"2020 "demonstram um esforço por parte do comité organizador, e do Governo do Japão para encontrarem a data que permite ter mais tempo para a preparação".
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
José Lourenço relembrou que se mantêm as vagas já conquistas e as quotas por país que já estavam asseguradas para os Jogos Paralímpicos Tóquio'2020, inicialmente agendados para decorrerem de 25 de agosto a 06 de setembro deste ano.
O presidente do CPP considerou que a data "permite que as federações de modalidade e os comités paralímpicos ajustem o seu trabalho em relação à preparação".
José Lourenço admitiu que o adiamento da competição por um ano "vai, naturalmente, ter influência nas verbas de preparação", mas considerou agora "importante é vencer a batalha contra a covid-19".