A judoca portuguesa conseguiu o quinto lugar nos Mundiais de judo, que começaram esta quinta-feira, em Baku.
Corpo do artigo
Catarina Costa (-48 kg) foi quinta classificada nos Mundiais de judo, em Baku, Azerbeijão, e apenas cedeu diante da líder mundial e, depois, da campeã olímpica.
A portuguesa, que este ano já tinha vencido o Grande Prémio de Antalya, em abril, e sido segunda em Agadir, em março, teve uma grande estreia nos Mundiais, com quatro vitórias em seis combates. A judoca esteve acima do que mostra a sua posição na hierarquia mundial (20.ª), numa fase importante do calendário, com a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio'2020 já no horizonte.
Catarina Costa entrou muito bem em Baku, com triunfos sobre a romena Monica Ungureanu (33.ª do mundo), a belga Anne Sophie Jura (22.ª) e a húngara Eva Csernoviczki (9.º). No combate decisivo no acesso às meias-finais, já não conseguiu superar a mongol Munkhbat Urantsetseg, atual líder mundial nos -48 kg, caindo para a repescagem.
No trajeto para o bronze, a portuguesa voltou às vitórias, com a espanhola Julia Figueroa (23.ª), mas no combate pela medalha voltou a encontrar a campeã olímpica, a argentina Paula Pareto. Depois de uma desvantagem de 'waza-ari', Catarina Costa caiu por 'ippon' a cerca de um minuto do final.
Na final, a ucraniana Daria Bilodid tornou-se, aos 17 anos, a mais jovem campeã mundial de sempre ao derrotar a japonesa Funa Tonaki.
Com 15 judocas portugueses nestes Mundiais, nesta quinta-feira estiveram também em ação Joana Diogo (-48 kg) e Gonçalo Mansinho (-60 kg), derrotados nos combates iniciais. Na próxima sexta-feira competem Joana Ramos e Mariana Esteves (nos -52 kg) e João Crisóstomo (-66 kg).
Telma Monteiro, medalha de bronze nos Jogos do Rio de Janeiro e a única judoca lusa em prova com medalhas em mundiais (quatro de prata e uma de bronze), apenas entra em ação no próximo sábado.