Onze do Ano vai ser conhecido a 15 de janeiro, na Gala The Best, da FIFA. Rúben Dias, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo estão entre os nomeados.
Corpo do artigo
Os candidatos a Onze do Ano de 2023 da FIFPro foram conhecidos esta quarta-feira e há três portugueses na lista: Rúben Dias, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo.
A escolha foi feita por votação de futebolistas de todo o mundo e o Onze do Ano será conhecido a 15 de janeiro, durante a Gala The Best, da FIFA.
Silva e Dias, ambos a atuar no Manchester City, conquistaram a Liga inglesa, a Liga dos Campeões, a Taça de Inglaterra e o Mundial de clubes pelo emblema inglês no ano passado, enquanto Ronaldo, aos 38 e atualmente ao serviço do Al Nassar, da Arábia Saudita, foi o melhor marcador do ano civil, com 54 golos, incluindo 10 ao serviço da seleção portuguesa, na qualificação para o Euro'2024.
O avançado madeirense é apenas um dos três futebolistas na lista que jogam fora da Europa, juntamente com Lionel Messi (Inter Miami, dos Estados Unidos) e Karim Benzema (Al Ittihad, da Arábia Saudita).
Manchester City e Real Madrid são os clubes mais representados neste plantel de 23 jogadores, com Ederson, Haaland, Kevin De Bruyne, Rodri, John Stones e Kyle Walker a juntarem-se à dupla de portugueses nos citizens.
Já pelos ‘erengues aparecem Vinicius Júnior, Éder Militão, Bellingham, Luka Modric, Federico Valverde, Antonio Rudiger e Thibaut Courtois.
Emiliano Martínez (Aston Villa), Virgil van Dijk (Liverpool), Ilkay Gündogan (Barcelona), Harry Kane (Bayern Munique) e Kylian Mbappé (Paris Saint Germain) completam a lista elaborada pelos próprios futebolistas.
Conheça os 23 candidatos:
Guarda-redes: Thibaut Courtois, Ederson e Emiliano Martínez;
Defesas: Rúben Dias, Virgil van Dijk, Éder Militão, Antonio Rudiger, John Stones e Kyle Walker;
Médios: Jude Bellingham, Kevin De Bruyne, Ilkay Gundogan, Luka Modric, Rodri, Bernardo Silva e Federico Valverde;
Avançados: Karim Benzema, Erling Haaland, Harry Kane, Kylian Mbappé, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Vinicius Jr.