Governo japonês alertou os cidadãos para terem cuidado face à ocorrência de crimes no Brasil
Corpo do artigo
O Governo do Japão alertou os cidadãos que pretendem viajar para o Brasil, onde se realiza o Mundial, para terem cuidado face à ocorrência de crimes como roubos ou raptos. Numa advertência de segurança aos que pretendem viajar para o estrangeiro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros nipónico advertiu que "no Brasil ocorrem crimes com elevada frequência, atendendo aos padrões internacionais, incluindo muitos organizados e envolvendo droga".
O Japão vai jogar contra a Costa do Marfim, a 14 de junho, no Recife; contra a Grécia, cinco dias depois, na cidade de Natal, e contra a Colômbia, a 24 de junho, em Cuiaba. Na mensagem de alerta indica-se, por exemplo, que o número de homicídios que ocorrem no Estado do Recife é 43 vezes maior do que no Japão, havendo ainda cerca de 200 vezes mais roubos.
Neste sentido, aconselha os visitantes japoneses a deslocarem-se em grupo, a evitarem sair à noite e locais desertos, a vestirem-se modestamente, bem como a manterem as máquinas fotográficas e smartphones fora da vista. O Ministério vai montar temporariamente escritórios nas três cidades para ajudar os viajantes japoneses em apuros, indica a AFP.