Apesar do triunfo, Portugal não depende só de si e uma vitória sobre a Holanda na última jornada do Grupo B pode não bastar para chegar os quartos-de-final.
Corpo do artigo
Apesar da vitória sobre a Dinamarca, Portugal não depende só de si e uma vitória sobre a Holanda na última jornada do Grupo B pode não bastar para a Seleção Nacional seguir para os quartos-de-final. Por outro lado, uma derrota nesse encontro pode... apurar Portugal.
O confronto direto é a base dos critérios de desempate. Assim, se Portugal bater a Holanda e a Dinamarca fizer o mesmo à Alemanha, ficam três equipas com seis pontos, procedendo-se a um campeonato a três. Com uma vitória cada nos confrontos entre si, a diferença entre golos marcados e sofridos nesses jogos é a chave. Portugal apura-se desde que a vitória da Dinamarca sobre a Alemanha não seja por diferença de um golo com um resultado de 3-2 ou superior. Um 3-2 apuraria a Alemanha porque, igualada a Portugal em todos os ítems, venceu 1-0 na primeira jornada!
A derrota com a Holanda pode servir se for pela diferença mínima e a Alemanha bater a Dinamarca. Aí passariam Alemanha e Portugal. Um triunfo holandês por dois ou mais golos daria à seleção laranja o segundo lugar e Portugal ficaria fora da fase seguinte.
AS CONTAS
> Em caso de vitória sobre a Holanda, Portugal só não se apura se a Dinamarca bater a Alemanha por um golo de diferença com um resultado igual ou superior a 3-2.
> Empate com a Holanda apura Portugal se o outro jogo também terminar empatado.
> Derrota com a Holanda pode apurar Portugal desde que seja pela diferença mínima e a Alemanha ganhar à Dinamarca.