Nunca o clube tinha conseguido duas goleadas seguidas de 5-0
Corpo do artigo
O bom momento do Fulham de Marco Silva tem estado em destaque em Inglaterra. Nos últimos quatro jogos (Wolves, Liverpool, Nottingham Forest e West Ham), a equipa apontou sempre três ou mais golos, algo que os cottagers não conseguiam desde 1961. E, nestes quatro desafios, a equipa de Marco Silva apontou 16 golos, dez dos quais nos últimos dois jogos. No seu historial, nunca o Fulham obtivera duas goleadas consecutivas por 5-0 no mais alto escalão do futebol inglês.
O tema mereceu rasgados elogios no podcast ‘The Rest Is Football’, um dos mais ouvidos na Grã-Bretanha, da autoria de Gary Lineker, Micah Richards e Alan Shearer, com as três antigas glórias a analisarem o momento do Fulham e o trabalho de Marco Silva no último episódio: “Fulham com dez golos em dois jogos, incrível o momento de forma que esta equipa atravessa… O Fulham apresenta uma linha ofensiva muito interessante, com Iwobi, Andreas [Pereira], Willian e Jiménez, que está de volta em grande. Mas claro que o treinador [Marco Silva] também merece crédito”, sublinhou Gary Lineker, imediatamente secundado por Micah Richards.
“Esse é o ponto a destacar: Marco trouxe de volta Tom Cairney para uma posição chave no meio-campo. Tom Cairney tem sido subestimado. No Championship ele era incrível, lembro-me de o ver jogar e perguntar ‘quem é este?’. Veio para a Premier League e não teve tantos jogos como gostaria, mas ele é fantástico com bola, pé esquerdo, precisão no passe, olha sempre para a frente e sabe o que fazer com a bola. Ele acrescentou muito a esta equipa, tem levado a equipa para um ataque continuado”, disse o antigo defesa.
Alan Shearer sublinhou ainda o momento de Palhinha: “Já agora destacar Palhinha, a boa forma como tem estado depois da deceção que deve ter sido para ele falhar a mudança para o Bayern em cima do deadline do mercado de transferências. A forma como tem estado… foi soberbo vê-lo jogar neste último jogo também.”
Lineker lembrou ainda um episódio a propósito de Tom Cairney: “Richard Osman [autor, apresentador de TV, um dos escritores com mais livros vendidos de momento em Inglaterra]… que não sei se sabem é um adepto ferrenho do Fulham, disse há dias que Tom Cairney era precisamente um dos jogadores mais subestimados da Premier League… e Osman percebe muito de futebol!”