Juiz da AF Porto designado pela IFFHS para o prémio que será divulgado a 1 de janeiro de 2024
Corpo do artigo
Artur Soares Dias está nomeado para melhor árbitro do mundo de 2023. O juiz da AF Porto é um dos designados da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) que este fim de semana anunciou os nomeados para o prémio de melhor árbitro do mundo de 2023, que será divulgado a 1 de janeiro de 2024.
Este é um dos galardões entregues pelo organismo, que também avalia o melhor jogador do mundo, lista da qual fazem parte os portugueses Cristiano Ronaldo, Rúben Dias, Bernardo Silva e Bruno Fernandes.
Internacional desde 2010, Artur Soares Dias é o único português do quadro de nomeados da IFFHS, onde estão nomes conceituados da arbitragem mundial, na lista de 25 candidatos, como o o francês Clément Turpin, o italiano Daniele Orsato, os ingleses Michael Oliver e Anthony Taylor, o neerlandês Danny Makkelie, ou o espanhol Jesús Gil Manzano.
Desde 1987, a IFFHS organiza todos os anos estes prémios. O júri internacional é composto por membros da IFFHS (jornalistas desportivos e especialistas em futebol) de 120 países de todos os continentes do mundo.
Luciano Gonçalves, presidente da APAF, recebeu com “natural satisfação” esta notícia. “É um orgulho ver o Artur Soares Dias receber uma nomeação tão prestigiosa”, afirmou, aproveitando para dar os “parabéns à arbitragem portuguesa”. “Esta nomeação demonstra a excelência dos nossos árbitros. Espero que este reconhecimento impulsione melhorias nas condições e consequentemente nos ajude a aprimorar ainda mais a precisão das decisões em campo”, salientou.