Avançado foi o jogador mais utilizado do plantel do FC Porto em 2023, incluindo o que jogou ao serviço do Irão. Mehdi fez 4721 minutos distribuídos por 63 jogos em 2023. Nem é um recorde pessoal, mas enquadra um ano de altos e baixos para o camisola 9, cuja produção ofensiva caiu nos últimos meses.
Corpo do artigo
Convocado pelo Irão para a Taça Asiática, Mehdi Taremi entra em 2024 como saiu de 2023: a correr de um lado para o outro. É uma figura de estilo válida para o que está habituado a fazer no relvado, num amplo raio de intervenção, e para a utilização constante entre FC Porto e Irão.
No ano passado, o avançado esteve em 63 jogos por ambas as camisolas, pelas quais acumulou 4721 minutos, além de incontáveis milhas em viagens transcontinentais. Nem foi o seu recorde pessoal - em 2021 somou 5055’ em 64 jogos -, mas são registos relevantes e insuperáveis no plantel dos dragões. O mais próximo foi Pepê, que participou em 54 partidas e acumulou 4108’, incluindo a estreia pela seleção do Brasil.
São números que também dão outro enquadramento à situação de Taremi. Em 2023, festejou 31 golos, 19 pelo FC Porto, por quem conquistou o prémio de melhor marcador da I Liga 2022/23, com 22 disparos certeiros. No entanto, a segunda parte do ano trouxe um cenário distinto, com uma quebra na produção ofensiva, depois de um mercado de transferências em que se viu associado a vários clubes. O iraniano fez apenas seis golos e quatro assistências, capítulo no qual também se habituou a ser destaque. Seria preciso uma segunda metade de época acima da média para se aproximar dos 31 golos e 12 assistências com que carimbou 2022/23, mas não necessita de registos desse nível para ver a importância na equipa reconhecida pelo treinador.
Recentemente, Sérgio Conceição defendeu Taremi por tudo o que oferece além dos golos e assistências, pelo empenho em estar tão disponível para aparecer numa área como na outra e na ligação entre setores.
Por agora, Taremi muda de ares para ajudar o Irão, equipa na qual também é um dos mais influentes. Dependendo do desempenho da Team Melli na Taça Asiática, Mehdi desfalca os dragões, no mínimo, em quatro jogos e, no máximo, em sete. O FC Porto espera que o avançado volte inspirado, consciente de que já está livre para se comprometer com outro clube para 2024/25. As hipóteses de renovação são escassas, pelo que estes serão, muito provavelmente, os últimos seis meses do iraniano no Dragão.
Galatasaray aumenta ecos do mercado
Segundo o “Tutto Mercato”, já haverá um princípio de acordo entre Taremi e Inter para um contrato de dois anos, com um vencimento a rondar os três milhões de euros por cada um deles. Apesar de tudo, Mehdi ainda não terá assinado qualquer documento e os pretendentes não faltam, incluindo equipas da Arábia Sáudita. Nas últimas horas, o portal turco “Ajansspor” junta o Galatasaray à lista, mas disposto a transferir o iraniano já nesta janela de mercado.