Sporting na Taça de Portugal: rotação de Rúben Amorim abrage todos os setores
Amorim prepara entradas de Israel, St. Juste, Bragança e Paulinho, mas evita revolucionar mais o onze
Corpo do artigo
Rúben Amorim vai fazer alterações em todos os setores na receção ao Dumiense. Na baliza, Franco Israel já treina desde quinta-feira e vai somar minutos na Taça de Portugal, tal como acontecera diante do Olivais e Moscavide. Jogou ainda na Taça da Liga contra o Farense e na Polónia, diante do Raków. Na defesa, St. Juste viveu uma utilização semelhante, sendo titular nas Taças e diante do Raków, mas em casa. Está a evoluir fisicamente e Amorim garantiu ao central que teria oportunidades, de modo a entrar lentamente na luta pela titularidade em jogos de maior importância. A posição do neerlandês de 27 anos depende do descanso que Amorim queira dar a Coates, Diomande e Gonçalo Inácio. Este último, recorde-se, fez 90 minutos por Portugal diante da Islândia. A curiosidade, no caso de St. Juste, é também perceber se o poderá ser testado como central do lado esquerdo, uma vez que na semana passada, sem Inácio e Diomande nos treinos, foi testado nesse lugar, depois de terem sido identificados erros de abordagem contra o Benfica quando passou pela posição.
Equipa vai cumprir estágio este sábado, o que várias vezes não aconteceu em jogos em casa. Treinador pediu seriedade e concentração na abordagem ao Dumiense. Paulinho não marca como titular há dois meses.
No meio-campo, Daniel Bragança fez três jogos seguidos a titular antes do dérbi (Farense, Raków e E. Amadora), mas nem saiu do banco na Luz, mesmo quando Amorim teve de retirar Morita de campo. É mais uma competição para o centrocampista se afirmar e também uma forma de fazer descansar o japonês, que esteve limitado fisicamente háum par de semanas e vem de 114 minutos de competição pela seleção nipónica. Ao lado de Bragança deverá estar Hjulmand e, caso o treinador entenda ter um meio-campo mais ofensivo, Pedro Gonçalves poderá surgiu no miolo, abrindo uma vaga na frente.
No ataque, Paulinho deverá regressar à titularidade e com um desafio especial: quebrar o enguiço na Taça com as cores do Sporting. É que o antigo avançado do Braga nunca marcou para esta competição desde que chegou a Alvalade, em 2020/21.
O camisola 20 tem o onze à vista, sobretudo porque Gyokeres deve ser poupado, uma vez que jogou em dois encontros internacionais pela Suécia. No entanto, caso o treinador entenda ser necessário maior poder de fogo, poderá reeditar uma parceria que deu frutos nos primeiros jogos da temporada.
Apesar de algumas mudanças no onze-base, pode dizer-se que este é o figurino habitual do Sporting na necessária rotação de plantel. Por isso, Amorim evita uma revolução, tem treinado as várias ligações entre os jogadores e St. Juste, Bragança e Paulinho beneficiam por ter estado na Academia nas últimas semanas, enquanto o caso de Israel é específico pela posição que ocupa e não necessita de grandes rotinas.
Estágio em Alcochete é uma forma de fomentar o espírito de grupo e vincar a importância do encontro de domingo
O treinador tem pedido seriedade máxima e evitará mexer em muitas peças por sector, aproveitando, sim, para dar minutos de competição durante o jogo, caso o encontro esteja de feição.
A Taça de Portugal é um dos grandes objetivos da temporada para os leões e Rúben Amorim lembra-se bem da eliminação com o Varzim, no ano passado. Pede várias vezes concentração e esforço nos treinos e até determinou estágio para os jogadores em Alcochete, o que nem sempre acontece nos jogos em casa. A intenção é reagrupar o plantel e vincar a importância do encontro com o Dumiense.
Gestão idêntica no central e guardião
Amorim prometeu a Israel dar-lhe mais minutos em 2023/24. St. Juste, a recuperar da longa lesão que o travou mais de seis meses, também tem a promessa do treinador de que jogará nas Taças para atingir elevados níveis físicos e estar preparado para as todas as competições. Ambos jogaram com Olivais e Moscavide e Raków.