Fernando Santos tem previsto lançar o médio encarnado num dos dois jogos amigáveis no final deste mês
Corpo do artigo
Renato Sanches está prestes a ver o seu nome incluído pela primeira vez numa convocatória para a principal seleção das Quinas. Ao que O JOGO apurou, Fernando Santos tem previsto chamar o médio encarnado para a dupla jornada de amigáveis do final deste mês e, com o jogador à disposição, a ideia será dar-lhe a titularidade num dos particulares: ou frente à Bulgária (Leiria, dia 25) ou ante a Bélgica (Bruxelas, dia 29).
Uma das opções regulares para o sector intermediário, João Moutinho não estará nas melhores condições físicas, e o selecionador nacional deverá então optar por poupar o jogador do Mónaco a estes encontros de preparação para o Euro"2016. E se Fernando Santos já tinha intenção de ver Renato Sanches em ação pela Seleção - já o viu atuar em diversas ocasiões ao vivo pelo Benfica -, a porta fica assim ainda mais aberta. Além disso, tendo em conta o histórico recente com outros jovens como Rúben Neves, Gonçalo Guedes ou Nélson Semedo, o técnico irá por certo oferecer a titularidade ao camisola 85 das águias num destes amigáveis. Afinal, a ideia é testar o médio benfiquista já com olho no Euro"2016 e, nesse sentido, Santos usará naturalmente estes encontros de carácter particular para ajudá-lo a fazer a triagem final.
Para já, como o próprio selecionador confirmou a O JOGO, Renato Sanches está entre os 40 pré-selecionados para o dito campeonato da Europa, e Santos nem se preocupa com o facto de o jovem não ter representado os sub-21 (defendeu apenas os escalões de sub-17 e sub-19), dando o benfiquista como "exceção", à imagem do que aconteceu com Nené. A ascensão do miúdo tem sido meteórica: desde a sua estreia de águia ao peito (30 de outubro de 2015) até à convocatória divulgada na próxima sexta-feira vão apenas 140 dias. A confirmar-se a prevista utilização nesta dupla jornada, Renato Sanches tornar-se-á igualmente o mais jovem jogador a ser lançado por Fernando Santos, neste caso com um máximo de 18 anos, sete meses e 11 dias, apontado à Bélgica. O encarnado supera Rúben Neves por menos de um mês: o portista estreou-se com 18 anos, oito meses e um dia.