Rafael Leão pode voltar a Alvalade: os possíveis adversários do Sporting no play-off
Milan é um dos seis emblemas que pode cruzar-se com os verdes e brancos no sorteio do play-off, que decorrerá segunda-feira. Três dos seis possíveis opositores têm uma posição superior ao Sporting no ranking da UEFA baseado nos desempenhos das últimas cinco épocas nas competições europeias.
Corpo do artigo
Os resultados de quarta-feira da Liga dos Campeões deixaram completo o leque de adversários que podem sair em sorte ao Sporting no play-off da Liga Europa. São seis os possíveis opositores nessa eliminatória e, de entre eles, o Milan será desportivamente a “fava” que os verdes e brancos não querem encontrar no seu bolo rei. No entanto, esse seria um confronto que, a realizar-se, teria o atrativo suplementar de proporcionar o regresso de Rafael Leão a Alvalade.
Formado no Sporting, Leão saiu do clube na sequência do ataque a Alcochete, em 2018, mantendo desde então um diferendo jurídico com os verdes e brancos, que reclamam uma indemnização maior do que os 19,6 milhões que já receberam. Além do português, o clube que na época passada chegou às meias-finais da Champions tem outras peças de valor elevado, como Giroud ou Pulisic, entre outros. No ranking da UEFA a cinco anos, os italianos estão dois lugares à frente dos leões, que surgem na posição 37.
De resto, apenas outros dois possíveis adversários têm um ranking superior ao do Sporting: um deles é o Shakhtar, que foi ontem afastado da Champions pelo FC Porto. Também o Feyenoord está acima no ranking citado e, apesar de ter uma equipa muito jovem, é temível no ataque, com uma média de três golos por jogo na liga neerlandesa. Nomes como o mexicano Santiago Jiménez, o brasileiro Igor Paixão ou o japonês Ueda têm mostrado atributos.
Dos restantes clubes, é incontornável o nome do Galatasaray, com apenas uma derrota em 15 jogos na liga turca e na qual pontificam Icardi, Mertens ou Sérgio Oliveira. No Lens joga o português David Costa e poderia ser um dos mais apetecíveis ou menos indesejáveis, conforme o ponto de vista. Para o sorteio de segunda-feira, há pormenores que o Sporting já conhece: um deles é que não defrontará nenhum dos outros portuguesas que vão estar presentes (Braga e Benfica), uma vez que as regras proíbem que clubes da mesma federação se cruzem antes dos quartos de final.
Outro é que, qualquer que seja o opositor, a segunda mão será disputada no Estádio José Alvalade, depois de um jogo de ida em casa do clube que transita da Liga dos Campeões.