Líder da Bota de Ouro e melhor marcador absoluto brasileiro na Europa chamado para o lugar do lesionado Firmino
Corpo do artigo
Líder da Bota de Ouro e melhor marcador brasileiro absoluto na Europa, Jonas foi ontem convocado para a seleção brasileira, quebrando um jejum de três anos e meio. Depois de ter falhado a primeira convocatória, divulgada no dia 3 deste mês, para os confrontos com o Uruguai e Paraguai, de qualificação para o Mundial"2018, o avançado do Benfica entra agora na lista, beneficiando da lesão de Firmino, avançado do Liverpool.
A última presença de Jonas na seleção canarinha, então pela mão de Mano Menezes, foi diante da China, a 11 de setembro de 2012, numa goleada por 8-0, na qual Neymar foi o destaque, com um hat trick, com o agora atacante do Benfica a substituir precisamente a estrela brasileira.
Jonas cumpre agora o objetivo, motivado pelos muitos golos alcançados ao serviço do Benfica, ele que nesta época leva já 30, assumindo-se como o líder dos goleadores brasileiros nos campeonatos europeus, à frente de Alex Teixeira (trocou o Shakhtar Donetsk pelo Jiangsu Sunning, da China, tendo 29 golos nesta temporada) e Neymar, com 26.
A convocatória de Jonas permite também ao Benfica voltar a contar com um futebolista na seleção brasileira, algo que não sucedia há 16 meses, desde que Dunga chamou Talisca para os particulares com Turquia e Áustria - não foi, porém, utilizado -, também depois da lesão de outro jogador; Lucas Moura, do PSG.
O regresso de Jonas ao escrete mereceu também o aplauso de Rui Vitória, ainda que o técnico tenha sido comedido nos comentários, até porque o Benfica só foi formalmente informado às 17h33, depois de acabar a conferência de Imprensa do técnico. "Ficamos contentes genericamente quando jogadores nossos são chamados às seleções", disse.