O avançado brasileiro tem melhor média de golos por jogo (1,05) do que 22 por cento das 180 equipas das dez principais ligas do velho continente
Corpo do artigo
Com 21 golos em 20 jogos na Liga, Jonas vale mais do que 22 por cento das 180 equipas que alinham nos dez principais campeonatos da Europa. Apresentando registos impressionantes, o camisola 17 benfiquista vale sozinho mais do que 40 equipas das ligas que ocupam o top 10 no ranking da UEFA; Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália, França, Portugal, Rússia, Ucrânia, Bélgica e Holanda.
Se na nossa liga há cinco equipas cujos ataques não chegam para superar os números de Jonas - Académica (20), Estoril (19), União (15), Boavista (15), Tondela (14) -, em França e na Ucrânia o número de formações cujo pecúlio médio na finalização é inferior ao de Jonas sobe para seis. Os campeonatos em que mais equipas conseguem "equilibrar" o combate ofensivo com Jonas são o belga e o holandês. Nestas ligas, apenas dois conjuntos têm pior média de golos por jogo no campeonato do que o internacional brasileiro.
Autor de 39 por cento dos 54 golos do Benfica na competição, Jonas persegue agora o seu melhor registo em termos de campeonato, obtido em 2010, ao serviço do Grémio de Porto Alegre.
Num ano em que terminou com 42 golos, o agora camisola 17 das águias fez 23 golos no Brasileirão, em 33 partidas. A dois golos do seu recorde, e depois de superado o registo de 2014/15 na Liga, que acabou com 20 golos, em 27 jogos, Jonas aproximou-se este fim de semana da liderança da Bota de Ouro, pois está agora com 42 pontos e apenas a dois pontos (o equivalente a um golo) de Higuaín.