Mitroglou roubou-lhe o lugar na Amoreira e o mexicano tem agora uma chance para recuperar o estatuto perdido
Corpo do artigo
O ato irrefletido de Mitroglou na última receção ao Tondela escancara as portas da titularidade a Raúl Jiménez no embate com o Boavista e o internacional mexicano luta agora para dar uma boa dor de cabeça a Rui Vitória e faturar, a fim de se agarrar novamente ao estatuto perdido para o grego na Amoreira, ante o Estoril.
O goleador cedido pelo Fulham despiu a camisola no festejo do seu último golo, viu o quinto cartão amarelo e cumpre por isso castigo no Bessa. Na recarga, o camisola 9 procura então capitalizar a ausência do companheiro para lhe dar troco na mesma moeda. Afinal, na deslocação ao terreno do Estoril Jiménez deu sequência ao estatuto que até aí vinha granjeando, mas cedeu o posto a Mitroglou ao intervalo e este marcou logo na primeira chance de que dispôs, empatando na altura a partida (1-1). Daí para a frente, Jiménez nunca mais foi titular no campeonato - já lá vão mais de dois meses (16 de janeiro) - e, pelo meio, só iniciou mesmo nas quatro linhas o jogo da Taça da Liga em Moreira de Cónegos. Mais: o jogador contratado ao Atlético de Madrid viu, depois disso, a festa de mais nove golos de Mitroglou, que se agarrou com unhas e dentes à parceria com Jonas na frente de ataque.
Mas se Jiménez procura levar Rui Vitória a mudar de ideias e "trocá-lo" novamente com Mitroglou para o que resta da temporada, a frieza dos números não joga a seu favor. Afinal, desde que chegou à Europa, no verão de 2014, nunca o ponta de lança marcou um golo no campeonato na condição de visitante. Se, ao serviço dos colchoneros, celebrou apenas um no total, este foi no Vicente Calderón, contra o Sevilha, à passagem da sexta jornada da liga espanhola. De águia ao peito, leva três tiros certeiros no campeonato, mas igualmente todos no conforto do lar: Moreirense (3.ª jornada), Rio Ave (14.ª) e Marítimo (16.ª).
Estes factos até poderiam corresponder a uma maior utilização do jogador nos jogos disputados no Estádio da Luz, mas também aí os números trazem outra curiosidade, pois Jiménez soma atualmente mais minutos na Liga em jogos fora de portas do que em casa dos encarnados (400, contra 321).