Sporting ataca liderança do Grupo D da Liga Europa na quinta-feira em território onde nunca ganhou
Corpo do artigo
O Sporting desloca-se a Bérgamo na quinta-feira ainda de olho na liderança do Grupo D da Liga Europa. Para isso vai ter de contrariar um histórico desfavorável e, pode dizer-se, intimidante.
Os leões nunca venceram em solo transalpino, somando 16 encontros no país. O ano passado caíram da prova europeia nos quartos de final devido à derrota em Turim.
Este século, em nove jogos, só contra a Fiorentina, em 2009/10, o Sporting conseguiu evitar a derrota, no play-off de apuramento para a Liga dos Campeões. Acabou por ser amargo porque não evitou ficar fora da prova, já que empatara em Lisboa por 2-2 e não foi além de um golo marcado em Florença.
O Sporting registou mais três igualdades: em 1967 com a Fiorentina, na 2.ª ronda da Taça de Cidades com Feira e depois na Taça UEFA, com Nápoles em 1989 e Bolonha em 1991. O Nápoles ganharia a eliminatória em penáltis.
Rúben Amorim já matou vários borregos: ganhou na Áustria, na Alemanha, pontuou na Champions em Inglaterra e falhou na Polónia, com o Raków, uma vitória inédita para o clube.