Geny Catamo: Sporting sobe a parada, renovação alinhavada e o interesse do estrangeiro
SAD leonina vai reunir-se com a congénere do Amora para tentar adquirir o resto do passe do moçambicano. Meio milhão de euros separa as partes
Corpo do artigo
A SAD do Sporting vai subir a parada para dois milhões de euros e retomará em breve, previsivelmente na próxima semana, as negociações com a congénere do Amora, no sentido de acertar a compra do remanescente do passe de Geny Catamo que está na posse do emblema da margem Sul do Tejo. Os leões, recorde-se, têm a totalidade dos direitos desportivos mas apenas 25 por cento do passe do futebolista. Este foi contratado em 2019, na altura ainda com 18 anos, a troco de 200 mil euros.
Os leões já têm alinhavado com o jogador a renovação do vínculo que termina em 2025 e desejam agora adquirir os 75 por cento do passe que ainda estão na posse do emblema da margem Sul do Tejo.
A caminho dos 23 anos, que vai cumprir a 26 de janeiro, Geny Catamo está a conseguir impor-se esta temporada no plantel às ordens de Rúben Amorim - que o fez estrear na equipa principal em 2021/22, antes de uma cedência de meio ano ao V. Guimarães e outra de uma temporada ao Marítimo -, razão pela qual os leões consideram fundamental adquirir com brevidade os 75 por cento do passe que pertencem ao Amora.
As negociações entre as partes com esse efeito já decorrem há algum tempo mas não sofreram evoluções desde que os leões fizeram uma oferta de 1,2 milhões de euros e que foi prontamente rejeitada. O Amora fez saber que pretendia receber três milhões, verba que o emblema de Alvalade não deseja atingir. Ainda assim, sabe O JOGO, está disposto a agora a reabrir as conversas com um valor de dois milhões de euros e o próprio Amora estará disponível para baixar as suas pretensões. Ainda assim, haverá ainda uma diferença de 500 mil euros a separar as partes, valor que os encontros futuros poderão ajudar a desbloquear.
Renovação em marcha com cláusula aumentada
Embora sejam processos independentes, o Sporting está também a negociar com Geny Catamo e o seu empresário a renovação do contrato atual que expira no final da próxima temporada. Este é um dossiê bem mais avançado e os detalhes do acordo estão já alinhavados embora nada seja ainda oficial.
Segundo apurámos, os leões desejam que o jogador amplie o presente vínculo, que termina em 2025, até 2028, aumentando, ao mesmo tempo, de 60 para 80 milhões de euros o valor da cláusula de rescisão.
O Sporting quer blindar o extremo africano com uma cláusula de 80 milhões de euros. A atual situa-se em 45 M€
Esta será uma forma de blindar um jogador que tem dado nas vistas e começa a gerar cobiça.
Na presente temporada, Geny Catamo já atuou como lateral direito e esquerdo, assim como extremo e participou em 16 dos 20 desafios da equipa, somando cinco titularidades. Soma também dois golos e duas assistências e mais minutos do que fez no Marítimo e V. Guimarães.
Boas exibições despertam cobiça de clubes estrangeiros
Como O JOGO já noticiou em outubro, os bons desempenhos de Geny Catamo pelo Sporting, e também na seleção de Moçambique, colocaram o extremo canhoto no radar de alguns clubes europeus. Segundo apurámos, Génova e Udinese, clubes italianos que disputam a Serie A, têm estado particularmente atentos ao jogador que seguem desde há algum tempo. Mas também em Inglaterra já foi noticiado pela imprensa local que o jogador de 22 anos é cobiçado, neste caso pelo Aston Villa e Fulham. Esta última equipa, recorde-se, é orientada pelo português Marco Silva e conta nas suas fileiras com João Palhinha, antigo jogador do Sporting que se tornou um pilar dos “cottagers” e que no verão esteve a um pequeno passo de transferir-se para o Bayern.