Fernando Gomes: "A situação dos capitais próprios negativos dá uma má imagem do FC Porto"
Declarações de Fernando Gomes, administrador do FC Porto, no decorrer da Assembleia Geral do FC Porto
Corpo do artigo
As contas: "Este ano não tem significado para a avaliação as contas de 30 de junho, mas sim a 31 de dezembro. Quem tivesse capitais próprios negativos teria de apresentar uma melhoria de pelo menos 10 por cento. Por isso, não valia estar a correr para ter um resultado mais positivo a 30 de junho porque os efeitos não contam para controlo de fair-play nem da nossa gestão financeira."
Má imagem: "A situação dos capitais próprios negativos não é uma coisa boa, é má, dá uma má imagem do clube, mas não nunca constituiu qualquer impedimento para o FC Porto. O nosso objetivo é de quem sejam positivos. Por isso a administração está a procurar soluções. As SAD's dos clubes têm duas grande nuances os resultados operacionais, as receitas e despesas normais, depois a venda dos passes dos jogadores, que tem sido indispensável. Não é só para o FC Porto é para todos os clubes."
Melhores contas: "Queremos ter contas saudáveis e que não prejudiquem a atividade desportiva do clube e melhorar os capitais negativos. Tivemos poucas mais-valias da venda de jogadores até 30 de junho, só Diogo Leite e Francisco Conceição. Os gastos operacionais aumentaram, é verdade, mas os proveitos operacionais aumentaram mais."
Realidade económica: "A realidade económica do FC Porto tem de melhorar substancialmente, está cada vez mais forte e foi, felizmente, motivo para uma grande empresa multinacional fizesse uma parceria para potenciar ainda mais os resultados da Porto Comercial."
Pagamentos dos prémios de campeão 2021/22: "São regras que estão estabelecidas. A execução de um campeonato só se faz no ano seguinte. Ser campeão nacional tem consequências, como ir à Liga dos Campeões, mas se um clube tiver problemas financeiros já não participa na UEFA, daí que esteja determinado que o pagamento dos prémios seja só no ano seguinte."
Pagamentos de prémios da admnistração: "O que diz a comissão de vencimentos? Num ano em que o FC Porto seja campeão, vá à Liga dos Campeões e tenha resultados positivos nas contas, a administração receberá um prémio. Jogadores e treinadores recebem o que está determinado nos contratos. Foi uma situação excecional, mas podem ter a certeza que, no próximo ano, a administração não terá prémio nenhum."
Nas redes sociais: "Vi nas redes sociais e inclusive num jornal que as receitas de bilheteira do FC Porto eram metade do Sporting. O FC Porto vende os mesmos lugares e tem metade das receitas. Não é nada disso. As receitas de bilheteiras de 10 milhões, o que faz o Sporting, tudo for receitas entram aí, 19 milhões de euros, o FC Porto, como sempre fez, as receitas de bilheteiras são lugares anuais e de jogo e depois os camarotes e tribunas VIPO porque estão ligadas a sponsors entram na publicidade. O FC Porto tem 19,2 M€ de bilheteira se não fosse essa separação."