Sporting pagou 16,8 cêntimos por VMOC ao BCP quando acordou o resgate dos títulos em 2022, no entanto tem agora de pagar a diferença pelo valor superior à outra entidade bancária
Corpo do artigo
O Sporting pagou 16,8 cêntimos por VMOC ao BCP em 2022, um preço bem abaixo do euro por ação que havia sido negociado. No entanto, a entidade bancária garantiu uma cláusula que previa um acréscimo no valor a receber. Como o Sporting paga agora 30 cêntimos por unidade ao Novobanco, resulta “um ajustamento no preço dos VMOC adquiridos ao MilleniumBCP”, detalha a CMVM.
Logo, além dos 14 milhões de euros já pagos, o BCP tem agora mais 9,27 milhões de euros a receber, chegando a 23,27 M€ pelos 135 milhões de VMOC que detinha.
O acordo com o Novo Banco fica em 15,4 milhões de euros, fazendo-se à taxa negociada de 30 cêntimos. No entanto, estes VMOC só venciam em dezembro de 2026 e o Sporting exerceu a recuperação destes sem novo desconto e recorrendo a 50 milhões de euros que derivam da antecipação de receitas da NOS, operação financiada pela Sagasta, com a qual têm agora 113,9 milhões de euros em dívida. O Sporting fica com perto de 88% do capital social da SAD.