Suíça elimina Itália no primeiro jogo dos "oitavos". Recorde o filme do jogo


Criado em
Actualizado em
Termina a partida.
A Suíça eliminou este sábado a campeã em título Itália do Campeonato da Europa de futebol de 2024, ao bater os "azzurri" por 2-0, no primeiro jogo dos oitavos de final, disputado no Estádio Olímpico de Berlim.
Remo Freuler, aos 37 minutos, e Ruben Vargas, aos 46, apontaram os tentos dos helvéticos, que, nas anteriores cinco presenças, só tinham atingido os ‘quartos’ na edição 2020, disputada em 2021 devido à pandemia da covid-19.
Nos quartos de final, em 06 de julho, em Dusseldorf, a Suíça vai defrontar o vencedor do embate entre a Inglaterra e a Eslováquia, que medem forças no domingo, a partir das 18h00 locais (17h00 em Portugal), em Gelsenkirchen.
Fagioli dá o lugar a Frattesi
Mais mexidas na Suíça: saem Embolo e Ndoye, entram Duah e Sierro
Spalletti volta a mexer: saem Darmian e Cristante, entram Cambiaso e Pellegrini
Mexidas na Suíça: saem Vargas e Rieder, entram Zuber e Stergiou
Mexida na Itália: sai Barella para a entrada de Mateo Retegui
Mancini fica amarelado
Fabian Schar quase marcava um autogolo, com a bola a ter acertado na barra após um remate de Fagioli
2-0! Ruben Vargas aumenta a vantagem da Suíça no primeiro minuto da segunda parte com um golaço!
Arranca a segunda parte
Itália mexe ao intervalo: sai El Shaarawy, entra Zaccagni
Fim da primeira parte. A Suíça está a vencer a Itália por 1-0, graças a um golo de Remo Freuler aos 37 minutos.
45+1: num lance de bola parada, Rieder ameaça o golo com um desvio ao primeiro poste
Stephan El Shaarawy admoestado
1-0! Remo Freuler é servido na área por Vargas e inaugura o marcador para a Suíça!
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1807092179388543316
Barella vê primeiro cartão da partida
Ricardo Rodríguez remata com força, mas falha a baliza
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1807088747483168955
Donnarumma nega golo a Embolo com uma grande defesa, numa situação de um para um!
Remate de Ndoye acaba nas luvas de Donnarumma
Começa a partida!
Onze da Itália: Gigi Donnarumma, Gianluca Mancini, Alessandro Bastoni e Matteo Darmian; Giovanni Di Lorenzo, Bryan Cristante, Nicolò Fagioli, Nicolò Barella e El Shaarawy; Federico Chiesa e Gianluca Scamacca.
Onze da Suíça: Yann Sommer, Fabian Schär, Manuel Akanji e Ricardo Rodrígues; Michel Aebischer, Remo Freuler, Granit Xhaka e Fabian Rieder; Ruben Vargas, Breel Embolo e Dan Ndoye.
Murat Yakin, por seu lado, não poderá contar com Widmer, devido a castigo. O selecionador suíço, ainda assim, não perde o otimismo, apontando aos quartos de final - patamar onde o conjunto helvético caiu na edição anterior, frente a Espanha, no desempate por grandes penalidades. “Fizemos o nosso trabalho de casa. A Itália é a casa do futebol tático e gosto muito de como eles fazem as coisas: defendem como um todo, marcam ao homem a toda a largura do campo... Mas estamos prontos, e talvez possamos surpreendê-los também”, sentenciou.
Luciano Spalletti admitiu ontem que a Squadra Azzurra, passada a pressão inicial, tem de “fazer melhor”, depois de ter afirmado que Itália mereceu passar aos oitavos de final e que cresceu exibicionalmente ao longo da prova. “Espero ver uma equipa mais tranquila, porque numa fase a eliminar já não dá para fazer contas. Só passamos se vencermos”, salientou o técnico italiano, que não poderá contar com o lesionado Dimarco e o castigado Calafiori e que tem apenas uma dúvida para o onze inicial: Scamacca ou Retegui na frente. Jorginho, que falhou dois penáltis nos empates frente aos suíços que custaram à Itália a presença no Mundial’2022, deverá dar o seu lugar a Fagioli no meio-campo.
Os suíços terminaram o Grupo A na segunda posição, com cinco pontos, atrás da Alemanha (sete) e à frente da Hungria (três) e Escócia (um), que foram eliminadas. Já os italianos também foram segundos classificados no Grupo B, somando quatro pontos, menos do que a Espanha (nove) e mais do que a Croácia (dois) e a Albânia, que também ficaram pelo caminho. Recorde-se que o vencedor deste jogo irá encontrar nos quartos de final a seleção que vencer o Inglaterra-Eslováquia (domingo, às 17h00).
Suíça e Itália jogam este sábado, às 17h00, naquele que será o primeiro jogo dos oitavos de final do Euro'2024.