DIRETO | Liga das Nações: Portugal-Croácia


Criado em
Actualizado em
Termina o jogo. Portugal entra a ganhar na Liga das Nações.
Pressão intensa da Croácia, que ronda com frequência a área portuguesa. Perisic tira um cruzamento na direita para a marca de penálti, mas Matanovic atira de cabeça para fora.
Que perigo! Luka Sucic cruza na direita para a zona do segundo poste, onde surge Kramaric a atirar de primeira para fora.
Vão jogar-se mais quatro minutos.
Vitinha deixa o relvado para a entrada de Pedro Gonçalves.
A bola volta a rolar na Luz.
Cristiano Ronaldo sai muito aplaudido para a entrada de Diogo Jota.
Alarme na Luz por Vitinha, que fica estendido no chão com dores num movimento longe da bola.
Vitinha solicita a velocidade de Cristiano pelo lado direito, de onde o capitão serve Nélson Semedo para um remate desviado por um defesa croata. Do canto consequente não resulta qualquer perigo.
Diogo Costa saiu por duas vezes da baliza para anular cruzamentos da Croácia à procura de Matanovic.
Mais um cruzamento ca Croácia, desta vez do lado direito, por Perisic. Matanovic escapa aos centrais portugueses, mas o cabeceamento sai para fora.
Cruzamento da esquerda de Sosa, cabeceamento de Matanovic para as mãos de Diogo Costa.
António Silva entra para o lugar de Gonçalo Inácio.
Entra Ivan Perisic e abandona o relvado Jakic.
Sai Modric e entra Petar Sucic.
Ameaça a Croácia! Grande movimento de Matanovic dentro da área, a atacar um cruzamento da direita de Luka Sucic, culminado com um remate às malhas laterais exteriores da baliza portuguesa.
Livre de Cristiano Ronaldo em zona frontal esbarra na barreira da Croácia.
Luka Modric vê cartão por protestos.
Luka Sucic entra para a saída de Pasalic.
Corte providencial em carrinho de Diogo Dalot quando Pasalic rompia pela área portuguesa.
Míssil disparado por Bruno Fernandes travado por Livakovic junto ao relvado.
Kramaric deixa para Matanovic rematar à entrada da área, mas o tiro é bloqueado por Rúben Dias.
Enorme defesa de Livakovic. Passe largo de Dalot para Bruno Fernandes, que entrega em Bernardo Silva e este em Cristiano Ronaldo. O capitão remata, mas é negado pelo guarda-redes. O lance acaba anulado por fora de jogo de Bruno Fernandes.
Sai Baturina e entra Matanovic.
Cristiano Ronaldo encontra na esquerda Nuno Mendes para um remate fortíssimo que Livakovic só segura à segunda.
João Neves desmarca na esquerda Nuno Mendes, que cruza para o remate de Cristiano Ronaldo contra Caleta-Car pela linha de fundo. Portugal experimenta o canto estudado, mas sem perigo para a Croácia.
Vitinha atira de meia distância muito por cima da baliza da Croácia.
Após dois cruzamentos a partir da esquerda afastados pela defesa croata, João Neves enche-se de fé e dispara de fora da área, mas a bola sai muito torto.
Pasalic ultrapassa Nuno Mendes, entra na área e vê Rúben Dias esticar-se para travar o cruzamento. Na sequência do canto, Gvardiol cabeceia para as mãos de Diogo Costa.
Pongracic cede o lugar a Caleta-Car.
Rafael Leão é substituído por João Neves.
Sai Pedro Neto e entra Nélson Semedo.
Recomeça o jogo.
Intervalo.
Vai jogar-se mais um minuto na primeira parte.
Pedro Neto à trave! O extremo do Chelsea recupera a bola no meio-campo defensivo e avança em velocidade até à área croata, onde dispara com o pé direito ao ferro da baliza de Livakovic.
Autogolo de Diogo Dalot. Kramaric cruza na direita em direção ao segundo poste, Sosa faz um cruzamento-remate e o lateral-direito desvia de calcanhar para dentro da baliza, enganando Diogo Costa.
Pedro Neto entrega em Rafael Leão e este em Bruno Fernandes, que desmarca Nuno Mendes para um remate que Livakovic defende.
Boa troca de bola da Croácia até chegar à área portuguesa, mas Diogo Costa sai da baliza e segura uma tentativa de passe de Modric para Pasalic.
Rúben Dias e Pasalic caem na área portuguesa, mas o árbitro manda seguir.
Aí está o golo 900 de Cristiano Ronaldo! Cruzamento perfeito de Nuno Mendes a partir da esquerda para a entrada da pequena-área, onde surge o capitão português a finalizar de primeira e a bater Livakovic.
Grande voo de Diogo Costa! Remate cruzado de Karamaric de fora da área correspondido com uma defesa com a mão esquerda do guarda-redes português.
Kramaric trabalha bem à entrada da área, mas o remate sai muito desenquadrado com a baliza.
Grande defesa de Livakovic! Grande combinação entre Bruno Fernandes e Rafael Leão, com o atacante do Milan a servir de calcanhar Cristiano Ronaldo para um remate rasteiro defendido com o pé esquerdo pelo guarda-redes croata.
Livre lateral levantado na direita por Pedro Neto na direção do segundo poste, mas Gvardiol antecipa-se ao cabeceamento de Cristiano Ronaldo e afasta o perigo.
Gvardiol tenta a sorte de meia distância, mas Diogo Costa segura o remate sem problemas.
Que perigo! Modric aproveita uma má abordagem de Nuno Mendes e atira forte, fazendo a bola passar perto da baliza defendida por Diogo Costa.
Rafael Leão recupera a bola e entrega a Bruno Fernandes, que procura Cristiano Ronaldo em profundidade. No entanto, Levakovic sai da área e interceta o passe.
Diogo Dalot! Grande passe de Bruno Fernandes para o interior da área da Croácia, onde surge o companheiro no Manchester United a rematar com o pé esquerdo para dentro da baliza.
Diogo Dalot recupera a bola à entrada da área croata e deixa para Bruno Fernandes, que dispara fora para uma defesa em voo de Livakovic.
Kramaric é aparece adiantado em relação ao último defesa português e o lance é anulado por fora de jogo.
Rafael Leão é apanhado em fora de jogo.
Começa o jogo no Estádio da Luz. Sai Portugal.
Minuto de silêncio em memória de Adolfo Calisto, antigo jogador da Seleção Nacional e do Benfica recentemente falecido.
Terminou a cerimónia protocolar. O jogo arranca dentro de momentos.
Depois do hino croata, segue-se "A Portuguesa".
Pepe no relvado com Fernando Gomes e Humberto Coelho. O antigo central recebe uma camisola personalizada da Seleção Nacional com o número de internacionalizações que somou (141). Os adeptos gritam pelo nome de Pepe, enquanto Roberto Martínez aplaude.
As equipas entram agora no relvado. Dentro de momentos vão ouvir-se os hinos dos respetivos países.
Uma tarja gigante com imagens de Pepe é exibida no Estádio da Luz. O antigo internacional português, que concluiu a carreira após o Europeu, será homenageado pela Federação Portuguesa de Futebol.
O jogo vai ser dirigido pelo turco Umut Meler.
Suplentes da Croácia: Labrovic, Kotarski, Caleta-Car, Moro, Petar Sucic, Perisic, Ivanusec, Luca Sucic, Pjaca, Budimir, Matanovic e Petkovic.
Onze da Croácia: Livakovic; Sutalo, Pongracic e Gvardiol; Jakic, Modric, Baturina, Kovacioc e Sosa; Pasalic e Kramaric.
Suplentes de Portugal: José Sá, Rui Silva, Nélson Semedo, António Silva, João Palhinha, Pedro Gonçalves, João Félix, Renato Veiga, João Neves, Francisco Trincão, Rúben Neves e Diogo Jota.
Onze de Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Rúben Dias, Gonçalo Inácio e Nuno Mendes; Bruno Fernandes, Vitinha e Bernardo Silva; Pedro Neto, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão.
“O resultado é sempre o principal objetivo. Mas esta é uma oportunidade para experimentar diversos sistemas e diversos jogadores, para perceber em que fase que estamos. Queremos ficar entre as duas ou três melhores equipas do grupo”, disse Zlatko Dalic, selecionador croata.
“Estamos ansiosos para voltar ao campo. Vamos encontrar um Portugal cheio de energia e com muita vontade. Gostamos sempre de jogar em ataque. Vamos ter um teste interessante porque a Croácia é uma equipa que gosta de ter a bola. Serão duas equipas que vão lutar pela bola. Portugal estará com muita ambição e vontade de voltar ao campo. Queremos voltar a dar alegrias aos nossos adeptos”, afirmou Roberto Martínez na antevisão.
O lateral Tiago Santos e o extremo Geovany Quenda foram excluídos da ficha de jogo. Os dois jogadores foram pela primeira vez chamados pelo selecionador Roberto Martínez para os trabalhos, mas ficaram de fora da lista final de 23 para a partida. Renato Veiga, também estreante, faz parte da lista de 23 jogadores que vão estar no Estádio da Luz, assim como o guarda-redes Rui Silva, Pedro Gonçalves e Trincão.
Os croatas são os atuais vice-campeões da Liga das Nações, enquanto Portugal venceu a prova em 2018/19, na edição de estreia. Ambas voltam a encontrar-se na prova, depois de em 2020/21 terem falhado o apuramento no Grupo A3, embora Portugal tenha vencido os dois jogos: 4-1 no Porto e 3-2 em Split.
Mesmo com bastantes novidades na convocatória, entre estreias e regressos, o onze que o selecionador Roberto Martínez deverá apresentar no Estádio da Luz dificilmente será uma revolução em comparação com as escolhas no último Europeu, sendo praticamente certa a presença de unidades como Diogo Costa, Rúben Dias, Nuno Mendes, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo.
A Croácia, que ficou pela fase de grupos na Alemanha, perdeu o médio Brozovic, que abandonou a seleção após o torneio, mas mantém o seu capitão Modric, com 38 anos, que marcou no particular em junho no Jamor, assim como figuras como Gvardiol, Kovacic, Perisic e Kramaric.
Este será o quinto jogo oficial entre Portugal e Croácia, com a Seleção Nacional a somar apenas vitórias, com um registo bem positivo de 11 golos marcados e apenas três sofridos.
Depois da campanha na Alemanha, em que caiu no quartos de final, a Seleção Nacional, que nunca perdeu no arranque de uma Liga das Nações, começa uma nova era e logo perante um rival que, bem há pouco tempo, veio ao Estádio Nacional vencer, num particular (2-1) que serviu de preparação para o último Europeu.
A seleção portuguesa recebe hoje a Croácia, no encontro que marca o arranque da Liga das Nações, no Grupo A1. É o primeiro jogo da equipa das quinas após a participação no Euro'2024 de futebol.