ENTREVISTA - António Oliveira - filho de Toni - estreia-se como treinador principal no Brasil. O técnico do Athletico Paranaense vê qualidade no futuro reforço do FC Porto, Pepê, como viu em Everton, do Benfica. Estava convicto que Lucas Veríssimo iria triunfar nas águias.
Corpo do artigo
Do que conhece do Pepê, que vai representar o FC Porto, o que pensa dele?
É mais um talento. Se perguntares sobre o Lucas Veríssimo, que já foi um jogador meu (no Santos), nunca tive dúvidas de que iria vingar. Não é surpresa. Deu o equilíbrio que faltava ao Benfica. Por tudo aquilo que aporta em termos técnicos, de personalidade, de presença... É um xerife. Relativamente ao Pepê, é um jogador como o Everton, um excelente futebolista que tem tido mais dificuldades... É preciso esperar para ver de que forma vai adaptar-se ao clube, à cidade, ao país, ao treinador, aos colegas... É um conjunto de variáveis que eu não consigo controlar para ter uma opinião. Agora, é realmente um atleta muito rápido, com criatividade e que pode acrescentar algo ao FC Porto.
O FC Porto fez uma grande campanha esta época na Champions, o que tem a dizer do trabalho do Sérgio Conceição?
É alguém que admiro muito. É um líder nato. Do ponto de vista estratégico, é um treinador muito inteligente. Acima de tudo, tem sido um treinador de sucesso, mais um no FC Porto. Tem feito um trabalho bastante positivo.
Com elogios para os trabalhos desenvolvidos por Sérgio Conceição e Rúben Amorim, vê o Sporting no bom caminho para chegar ao título
Tem acompanhado o Sporting e o trabalho do Rúben Amorim?
Já vi o Sporting jogar algumas vezes, mas não o suficiente para fazer uma análise muito rigorosa à sua forma de jogar. O Rúben é um treinador jovem e competente. Ser jovem ou velho, para mim é treta. É um comunicador nato, percebe-se que é um líder, tem os jogadores comprometidos com ele. Quando um treinador consegue ter os seus jogadores comprometidos, tem meio caminho andado para que aquilo que propõe a nível técnico se concretize. Relativamente ao campeonato, o Sporting tem uma vantagem considerável. Ainda tem que ir jogar a casa do Benfica, mas existe antes um Benfica-FC Porto. Portanto, está no caminho certo para ser campeão.