Clubes podem contratar estrangeiros a emblemas ucranianos e russos, anuncia FIFA
Período excecional e específico de transferências de futebolistas, motivado pela suspensão do futebol na Ucrânia e na Rússia face à guerra, durará até 7 de abril
Corpo do artigo
A FIFA oficializou, esta segunda-feira, a possibilidade de jogadores estrangeiros a atuar em clubes da Rússia e da Ucrânia suspenderem unilateralmente, os respetivos contratos validos até 30 de junho e ingressar noutro emblema até essa data.
O organismo diferencia que, no caso da Ucrânia, "os contratos de jogadores estrangeiros e treinadores de emblemas afiliados nesse país estão automaticamente suspensos até 30 de junho sem que seja necessária qualquer ação das partes" e, quanto à Rússia, "no caso de os clubes não alcançarem um acordo com os seus jogadores estrangeiros e treinadores até 10 de março, estes terão direito a suspender o contrato unilateralmente até 30 de junho".
A FIFA indica, ainda, que esses atletas poderão ingressar noutro emblema, sob validade até 30 de junho, "mesmo que o período de transferências da associação a que pertence o novo clube esteja fechado". As novidades, resultantes da guerra na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, não ficam por aqui.
A entidade definiu, para "proteger a integridade das competições", que o período excecional de transferências durará até 7 de abril. O mercado está, oficialmente e especificamente, aberto para jogadores estrangeiros na Ucrânia e na Rússia.
14657452