Vítor Pereira e o clima do futebol português: "Acabamos por assumir papel de ator..."
Treinador português está livre no mercado, mas quer pensar cuidadosamente no próximo passo a dar.
Corpo do artigo
Vítor Pereira marcou presença no Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, que decorre em Lisboa, e, esta quarta-feira, falou aos jornalistas sobre o futuro da carreira, garantindo não ter pressa para escolher o próximo projeto.
Sobre o clima atual do futebol português, o técnico, que deixou recentemente os chineses do Shanghai SIPG, vincou que é necessária uma "tomada de consciência".
"Neste país fala-se muito, mas de futebol fala-se pouco. (...) A nossa cultura é esta. Somos extremamente competitivos. Viajar pelo mundo fez-me perceber que, por cá, somos muito 'dentro da caixa'. É preciso uma tomada de consciência de todos e vivermos de outra forma. Mas não é fácil, até por aquilo que os clubes nos transmitem. Às vezes, ao entrarmos num clube, já estamos a sentir essa animosidade a acabamos por assumir um papel de ator, porque estamos a defender aquele símbolo", explicou Vítor Pereira, que diz "estar muito bem em Portugal, a desfrutar do tempo com a família".
O treinador, de 52 anos, deixou ainda uma mensagem de otimismo em relação à participação de Portugal no Europeu: "Espero o melhor para Portugal. Vou estar a torcer. Com este grupo de treinadores e com a qualidade dos jogadores, é possível ter novamente uma alegria grande", rematou.