
.
AFP
Na lista dos melhores dribladores estão ainda presentes dois portugueses.
Um estudo do Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos de Desporto (CIES Football Observatory) revelou, esta quarta-feira, que Vinícius Júnior é o melhor driblador jovem (sub-23) do mundo.
Foram, para este estudo, analisados jogadores com mais de 1500 minutos nas ligas nacionais no último ano.
Vinicius Júnior, jogador do Real de Madrid, lidera a classificação, e registou um drible bem sucedido - com 50,3% de sucesso em jogos de alto nível de competitividade - a cada 15 minutos e 32 segundos.
Em segundo lugar ficou Ângelo Gabriel, do Santos, com um drible certo a cada 13 minutos e 56 segundos, tendo uma taxa de êxito de 64,2%. Apesar da alta taxa de êxito, o brasileiro joga em competições de nível mais baixo do que Vinícius, e por isso, segundo os critérios do CIES Football Observatory, não ficou na liderança.
James Musiala, do Bayern Munique, fecha o pódio com um drible certo a cada 20 minutos e 14 segundos e uma taxa de 60,1%.
Neste ranking estão dois portugueses. Em 19º lugar está David Costa, que joga ao serviço do Lens, clube da Ligue 1. Tem um drible certo a cada 28 minutos e 3 segundos, e uma taxa de êxito de 69,4%.
Mais abaixo, em 88º lugar, está Fábio Ronaldo, jogador do Rio Ave, com uma taxa de êxito de 54,5% e um drible certo a cada 26 minutos e 41 segundos.
O top 100 do ranking conta com jogadores de 35 ligas diferentes. O campeonato com o maior número de representantes é La Liga, de Espanha, com 11 nomes.
