
Van Dijk
EPA
Capitão do Liverpool considera que os antigos futebolistas que transitam para cargos de comentadores na imprensa inglesa têm um "dever de responsabilidade" para com os jogadores mais jovens, defendendo que muitas das suas opiniões servem apenas para provocar e atrair cliques nas redes sociais
Leia também João Henriques: "É o primeiro e o último jogo de Baroan, com toda a certeza"
Virgil van Dijk, capitão e central do Liverpool, visou esta sexta-feira os antigos jogadores que transitam para cargos de comentadores na imprensa inglesa após terminarem as suas carreiras no futebol, acusando-os de proferirem opiniões polémicas e criticarem jogadores apenas com o propósito de "provocar" e atrair cliques nas redes sociais.
Em conversa com Gary Neville, antigo lateral do Manchester United, van Dijk vincou que os ex-jogadores e atuais comentadores têm um dever de "responsabilidade" para com os jovens jogadores, pedindo para que reflitam sobre o impacto que as suas palavras têm na sua saúde mental.
"Para mim, pessoalmente, consigo lidar com isso, mas estou um pouco preocupado com a próxima geração. Sinto que os ex-jogadores de topo têm uma responsabilidade para com a nova geração. As críticas são absolutamente normais, fazem parte do jogo e penso que as coisas devem ficar assim. Mas às vezes o criticismo entra no campo do 'clickbait', dizem coisas só para provocar algo e sem pensar nas repercussões para o lado mental dos jogadores e, especialmente, na geração mais nova, que está constantemente nas redes sociais", começou por referir o veterano defesa neerlandês, de 34 anos.
"Podem dizer: 'Eles não deviam estar nas redes sociais'. Já lhes mencionei isso montes de vezes, mas existe sempre aquela coisa de, quando fazes um bom jogo, os jogadores mais novos vão espreitar todas as reações positivas, mas quando tens um jogo mau e sofres 'bullying' por toda a rede social, ou recebes críticas más, isso pode realmente afetar-te. Já vi isso acontecer com certos jogadores no passado e atualmente também, porque simplesmente não é fácil", refletiu.
A concluir, Van Dijk avisa que este problema "só vai ficar cada vez pior, porque as plataformas atuais, com todo o 'clickbait' e as manchetes, toda a gente está lá constantemente", apelando: "Sinto especialmente que os ex-jogadores de topo, que também passaram por tudo, têm esta responsabilidade de proteger um pouco mais deste lado. Talvez seja algo para que devam olhar".

