Nas fases de qualificação para os últimos quatro campeonatos do Mundo, os portugueses entraram sempre a vencer. Contra os suíços, porém, o historial está longe de ser positivo.
Corpo do artigo
Portugal ganhou sempre o jogo de estreia nas fases de apuramento dos últimos quatro campeonatos do mundo. Todas essas partidas foram disputadas fora de casa, como, aliás, irá acontecer frente à Suíça, esta terça-feira, na estreia da caminhada para o Mundial de 2018, a disputar na Rússia.
Para o Mundial de 2014, os lusos entraram com uma vitória por 2-1 no Luxemburgo, enquanto na edição anterior (2010) tinham vencido em Malta (4-0). Para o Mundial de 2006 os lusos foram ganhar à Letónia (2-0) e para o de 2002 à Estónia (3-1). Em todas essas edições Portugal conseguiu o objetivo número um, ou seja, o apuramento para a fase final.
Em todas as edições anteriores, é preciso recuar até ao Mundial de 1978, que se discutiria na Argentina, para ver Portugal começar o apuramento com uma derrota (na Polónia, por 2-0), mas, se nos reportarmos a jogos fora, como vai acontecer agora na Suíça, então Portugal já não perde na estreia desde 1953 (e logo por 9-1, na Áustria).
Bem negativo é, pelo contrário, o historial de confrontos com a Suíça, tendo em conta que, sempre que lusos jogaram apuramentos com helvéticos no mesmo grupo, nunca conseguiram qualificar-se. Isso ocorreu nos mundiais de 1994, de 1990, de 1970 e de 1938, assim como no Europeu de 1988.
Quanto a jogos oficiais na Suíça, Portugal ganhou apenas um dos seis lá realizados: foi em setembro de 1989, quando Paulo Futre e Rui Águas responderam a um golo do avançado Turkyilmaz. De resto, registaram-se três empates a uma bola e duas vitórias suíças, uma por 2-1 e outra por 2-0, no último jogo luso em terras helvéticas, quando em pleno Europeu de 2008, e neste mesmo Saint Jakob Park, em Basileia, Hakan Yakin fez um bis que não teve resposta do lado lusitano. No total, em 20 jogos contra a Suíça, Portugal ganhou apenas seis, somando nove derrotas.