UM a UM >> Análise individual aos jogadores da Seleção Nacional que disputaram o Portugal-Suíça (6-1), partida dos oitavos de final do Mundial'2022
Corpo do artigo
Diogo Costa 5
Com toque subtil, desviou um livre de Shaqiri para canto (30"). Aos 38", não foi eficaz no soco, foi rápido a tentar emendar mas valeu-lhe Dalot a limpar. Sem hipótese no golo sofrido.
Diogo Dalot 7
Primou pela atenção defensiva, uma vez que levou com Shaqiri e Vargas, e não vacilou por um segundo. Aos 38", cortou em cima da linha para manter o 2-0 e deu um nó cego a Vargas para servir Ramos no 3-0 (51").
Pepe 8
Subiu aos céus na área da Suíça para dilatar a vantagem (33"). Antes (5"), já tinha bloqueado um remate de Embolo, no arranque de nova exibição imperial, com cortes a preceito.
Rúben Dias 6
Certinho a complementar Pepe, sem erros de maior.
Raphael Guerreiro 8
Bem nas combinações atacantes e competente lá atrás. Na cara de Sommer, disparou para o 4-0, soltando Leão para o 6-1 final.
William Carvalho 7
Procurou simplificar fê-lo de forma incólume, conferindo fluidez à circulação.
Otávio 7
Com ele em campo, o miolo ganha capacidade de pressão e progressão com bola. Delicioso o calcanhar que desencadeou o 4-0. Saiu aos 73", para gerir o físico.
Bruno Fernandes 7
Sempre muito interventivo, começou a carburar aos 33", ao levantar para a cabeçada certeira de Pepe e somar a terceira assistência no torneio. Excelente no desarme, aos 41", e a isolar Ramos, aos 43". Ficou a centímetros do 6-1, aos 70" e saiu aos 87".
Bernardo Silva 7
Está feito uma formiguinha de trabalho. É um deleite vê-lo com a bola colada à canhota, segurando-a para dar tempo às subidas dos colegas. Pode não estar na fase mais vistosa, mas é fulcral. Esgotado, saiu aos 81".
João Félix 9
Com pés de veludo, cada bola que colocou na área foi um "ai Jesus" para os suíços, que só com falta o foram travando. No 1-0, descobriu Ramos de forma perfeita e seguiram-se detalhes de classe. Decisivo no quarto golo, com um pormenor fantástico que ludibriou a oposição, ainda ofereceu o hat-trick a Gonçalo. Saiu após 73" mágicos.
Cristiano Ronaldo 5
Entrou com vontade e até marcou (84"), mas estava adiantado.
Vitinha 5
Só teve de complementar o miolo.
Ricardo Horta 5
Segurou a bola no ataque.
Rúben Neves 5
Manteve a qualidade de passe.
Rafael Leão 7
Arrancou pela esquerda e tirou um golaço da cartola.
A FIGURA >> Gonçalo Ramos: 9
Um sonho sem sinal de pressão
Que noite de sonho! Na vaga de Ronaldo e sem vergonha, o jovem avançado abriu a contagem à lei da bomba, de pé esquerdo (17"). Aos 43", viu Sommer negar-lhe o "bis", que chegou no arranque da segunda parte, após desvio oportuno a cruzamento de Dalot. E ia só a meio: ainda assistiu Guerreiro para o 4-0 e, pleno de oportunidade, picou para o 5-1 (a passe de Félix), anotando o primeiro hat-trick do Mundial"2022. A única (e pequena) mancha foi o desvio falhado que resultou no único golo suíço, mas nem se pode dizer que tenha culpa. Saiu aos 73", consciente de ter vivido um jogo único.