UEFA premeia o melhor líder, o melhor projeto e o melhor clube de 2017, recompensando a excelência na fomentação do bem-estar geral do futebol.
Corpo do artigo
A UEFA anunciou os vencedores dos prémios Grassroots 2017 (Raízes do Futebol). Os vencedores foram aprovados pelo Comité Executivo da UEFA, premiando o melhor líder, o melhor projeto e o melhor clube de 2017, premiados por fomentarem o bem-estar geral do futebol.
Senik Arakelyan, treinador arménio que organiza diversas atividades futebolísticas para pessoas com limitações físicas e orfanatos, foi eleito melhor líder. A portuguesa Ana Paula Pinho Almeida, coordenadora técnica feminina de "raízes" do futebol num clube que proporciona a raparigas oportunidades para praticarem futebol, ficou com o bronze.
O prémio de melhor projeto foi atribuído a GiocoCalciando, um programa educativo e promocional desenvolvido pela Federação Italiana de Futebol que se concentra na implementação do futebol em escolas primárias, ao mesmo tempo que promove valores desportivos, saúde e atividade física.
Por fim, o melhor clube de 2017 foi o St. Oliver Plunkett FC, um clube irlandês que usa o futebol como meio para desenvolver jovens em comunidades desfavorecidas, encorajando um sentido de orgulho e de pertença.